Título: Escuridão Total Sem Estrelas
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 390
Sinopse: Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? E, em Um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos. Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — bom senso, piedade, justiça ou estrelas — para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes.

Quantos sorvetes eu dou: 



Primeiramente quero dizer que essa foi minha primeira experiência com o “mestre do terror” Stephen King e... Como posso dizer .. ? Foi algo tão intenso que fiquei esse tempo todo pensando em como resenhar esse livro aqui para vocês. E é exatamente por isso que essa resenha é especial.
Enfim, darei o meu melhor para tentar passar tudo o que eu senti ao ler essa obra fantástica.

Meu amor pelo livro começou no exato momento em que me deparei com uma capa SUPER diferente, toda em tons de preto ! E quando digo toda, isso inclui também as laterais das páginas. Toda essa lindeza de edição deixa bem claro o clima sombrio que o livro nos traz.

Escuridão Total Sem Estrelas é um livro dividido em quatro contos diferentes, que mostram o lado obscuro do ser humano. Cada história nos apresenta uma temática diferente, como: ganância, vingança, inveja e justiça. 


1922


1922 é o primeiro conto do livro e na minha humilde opinião também o melhor. Poderia facilmente fazer uma resenha falando somente da leitura desse conto, mas acho que assim acabaria fragmentando a resenha do livro.
Em 1922 conhecemos o fazendeiro Wilfred, sua esposa Arlette e seu filho Henry “Hank”, que primeiramente parecem ser uma família normal e feliz, mas essa imagem é rapidamente destruída quando percebemos o conflito entre o casal e como o filho fica no meio de tudo isso. 

“Dizem que o amor é cego, mas este é um axioma tolo. Às vezes, quem ama vê até demais.”

O conto é uma narrativa, para ser mais clara, é a confissão de Wilfred, de todos os seus erros e de tudo o que aconteceu depois que ele decide matar sua mulher por causa de 100 acres de terra (não me matem. Acredite isso não é spoiler, porque o livro tem MUITAS reviravoltas e vocês nem imaginam o final). E como dizem, a vida é feita de escolhas, e o assassinato de Arlette é apenas a ponta do iceberg. 

Necessito deixar MUITO claro, que até hoje não me recuperei do final, e ainda existe uma incógnita muito enorme quanto ao fim do livro (Ratos ? Vixi, buguei). Minhas reações foram das mais diversas, desde desespero, nojo, confusão até e principalmente a incredulidade kk.
1922 é uma trama repleta de reviravoltas MUITO surpreendentes, e é um conto que vale MUITO a pena ser lido, e eu particularmente quero muito que vocês leiam e venham discutir comigo a respeito.

“Eu me lembro de ter pensado: Esta noite nunca vai acabar. E estava certo. De todas as maneiras que importam, ela nunca terminou.”


Gigante no Volante

O conto que vem a seguir é “Gigante no Volante”, que confesso, achei a história mais arrastada de todo o livro, com uma narrativa muito parada, e por diversas vezes até mesmo confusa.  Dessa vez somos apresentados a Tess, uma escritora de livros de suspense e mistério, que ao voltar para casa depois de mais uma palestra rotineira, sofre um acidente, e ao pedir ajuda acaba conhecendo o seu maior pesadelo.  Depois de ser estuprada e por um milagre ter escapado com vida, Tess decide reverter os papeis e ir a caça do Gigante que a violou.  
A personagem Tess pareceu-me ser extremamente solitária, tanto que quase todos os diálogos do conto se passam com seu gato, o GPS do carro e as vozes das personagens de seus próprios livros, portanto todos os diálogos são imaginários e por esse exato motivo acabei perdendo um pouco do interesse na personagem, mas a história em si se estendeu a um ponto bem interessante e teve um desfecho bem legal também.
“ Eu tive uma vida boa – muito boa, apesar de tudo - , e, embora tenha cometido um erro terrível no fim, talvez isso não seja usado contra mim se houver alguma coisa depois disto aqui.”



Extensão Justa

Extensão Justa fala sobre a inveja, simples e claramente. Somos apresentados à David Streeter, um gerente de banco que tem uma vida normal ao lado da sua esposa, até descobrir que sofre de um câncer terminal e que muito provavelmente não irá sobreviver à doença.
A história começa de verdade quando David avista um vendedor ambulante, Odabi (demorei pra entender o significado do nome kkkkk mas ok, espero que vocês entendam). E de repente sua vida muda completamente, o câncer ? Não existe mais. Mas, para que isso se torne definitivo ele precisa escolher outra pessoa para receber a doença e toda a sua “maré de azar”.
O conto apresenta uma narrativa excelente, e o desencadear da história é fenomenal. Senti um pouco de repulsa da tamanha inveja de Streeter, mas quando paramos para analizar a história mais a fundo percebemos que existem muitos Streeter’s pelo mundo, capazes de fazer qualquer coisa para ter a vida de outra pessoa.
“ – A vida é justa. Todos nós passamos nove meses na barriga, e então os dados começam a rolar. Algumas pessoas dão sorte. Outras, infelizmente, dão azar. É assim que o mundo é.”


Um Bom Casamento

Um ótimo casamento, dinheiro, casa, conforto, filhos com um futuro promissor, um marido amoroso e exemplar. Darcy Anderson tem a vida perfeita, um casamento próspero que mesmo depois dos 20 anos ainda é um verdadeiro conto de fadas. Mas o que Darcy não espera é que todo esse sonho, essa vida perfeita está prestes a se transformar em um dos seus piores pesadelos. 
Esse conto nos mostra que mesmo vivendo anos ao lado de uma pessoa no fim nunca iremos saber realmente o que se passa em sua mente, qual é a verdadeira índole dela. Sabemos apenas aquilo que vimos, e aquilo que a pessoa nos permite saber.
É um ótimo conto, que me fez até mesmo refletir sobre aquilo que sabemos das pessoas, e principalmente sobre aquilo que não sabemos.  Fui presenteada com um ótimo desfecho.

“- Quem iria acreditar que ela viveu com um homem por todos esses anos sem saber o que ele era? Ora, ela seria como, como se diz, o pássaro que vive na boca do crocodilo.”


 É isso aí pessoal, espero que tenham gostado da resenha. Procurei fazer algo bem completo e não muito técnico, demonstrando minhas reações e impressões ao ler o livro. O que eu sempre tento trazer para as resenhas é isso, emoções. Porque sinceramente, acho que resenhas técnicas são como sinopses, falam muito a respeito, mas no fim não demonstram realmente a essência do livro. 
Beijão cheio de sorvete, até a próxima !


26 Comentários

  1. Olá ...
    Acredita que ainda não li nada de Stephen King ?
    Aproveitei e peguei essa sua dica :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane !
      É um ótimo livro, leia assim que tiver oportunidade. Espero que goste tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  2. Oie,
    todos os livros que li do Stephen não curti, então meio que rolo um preconceito agora.
    Acho que não leria no momento.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa..
      Que pena que rola esse preconceito, mas entendo com é, sou assim com os livros do John Green, e estou começando a ter também com os do Nicholas Sparks.
      Se de repente te desertar uma curiosidade, leia ^^
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Lari! Que maravilha achar essa resenha aqui!
    Acabei de comprar esse livro e ainda estou esperando chegar, também vai ser meu primeiro contato com o Stephen King e como vi muita gente falando bem desses contos espero gostar :)
    Minha dúvida é: esses contos são realmente de terror? Eu queria ler algo que me desse um medinho bom, mas nem Caixa de pássaros conseguiu fazer isso :/

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari !
      Sério que tu acabou de comprar ? *--* É perfeito.
      Bom, eu não cheguei a sentir medo com os contos, fiquei muito chocada e surpresa com o decorrer de algumas histórias (principalmente de 1922).
      Acho que será uma boa leitura, mesmo que não te faça sentir esse medinho kk. Espero que goste *-*
      Beijos

      Excluir
  4. Oii Lari!
    Confesso que não sou muito dada a ler livros de suspense/terror, acho que o único que já li foi Sete Ossos de uma Maldição e por causa disso passei um tempão sem conseguir dormir, haha. Mas não dá pra negar que fiquei bem curiosa com o conto de Extensão Justa, com certeza vou dar uma conferida nem que seja apenas pra ler esse conto e, apesar de odiar temáticas como estupro, fique bem curiosa pra saber como Tess consegue se vingar, mesmo você dizendo que é um dos contos mais arrastados do livro.
    ESTANTE DE UMA FANGIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani !
      Então, eu não achei muito terror assim, a ponto de dar medo. Os contos estão mais voltados para o suspense mesmo. Eu sou super medrosa e consegui ler de boa, então acho que é tranquilo e seguro kk. Então, não entendi se você se interessou por Extensão Justa ou por Gigante do Volante, mas de qualquer forma indico as duas kkk mesmo eu achando a narrativa de Gigante do Volante bem arrastada, como você mesma lembrou kk. O desfecho é muito bom e a forma que ela se vinga também !
      Beijos

      Excluir
    2. Genteee, que vergonhaa, eu confundi os nomes, pois é, O Gigante no Volante mesmo, kkk

      Excluir
  5. Helloo, Lari!! *-*
    Amo ler histórias cheias de suspense e terror. Gosto muito do Stephen, ele arrasa com suas histórias. Amei a sua resenha. Bem escrita e expressa emoções que nos faz querer ler. Fiquei mais inclinada para o primeiro conto pelo que li também ahahaa. Mas gostei do que li sobre os outros, quero realmente conferir. Fiquei com uma vontade enorme de ler essa obra, na verdade tenho vontade de ler um monte de livro desse cara. Esse e Misery estão na minha lista de desejos!!
    Ótimo post. :)
    Beijin
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Alana !
      Eu não tenho muito contato assim com histórias de suspense e terror. E esse foi meu primeiro contato com o tio Stephen.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha *-* . Eu realmente amei o primeiro conto kkk leia assim que tiver a oportunidade, o livro é realmente muito bom. Vou pesquisar sobre Misery aqui *-*
      Beijos

      Excluir
  6. Amo os livros do stephen , infelizmente até agora só li 2 mas espero poder ler todos um dia.
    http://blogbrunadionisio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei esse Bruna ! Espero poder ler outros logo ^^
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Lari!
    Tenho que admitir, nunca li nada do Stephen King.
    Mas gostei muito da sua resenha.
    Beijokas!!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênya !
      Esse foi o primeiro livro do autor que eu li, e já estou ansiosa e curiosa para ler outros *-*
      Fico feliz que tenha gostado da resenha !
      Beijos

      Excluir
  8. Omg, já quero ler esse livro... com essa resenha agora? Só aumentou minha vontade D:

    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, que bom que tenha aumentado sua vontade Jess *-* fico feliz, leia assim que puder.
      Beijos

      Excluir
  9. Olá,
    Já li um livro desse autor e gostei muito, mas confesso que não leio outras obras dele por realmente acreditar que elas não fazem nem um pouco meu estilo de leitura. Mas curti a resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês !
      Que pena que não faz teu estilo de leitura. Eu não sei se esse livro é no mesmo estilo dos outros, mas se você se interessar e tiver a oportunidade de ler algum dia.. Leia, é ótimo !
      Beijos, fico feliz que tenha curtido a resenha :*

      Excluir
  10. Oi Lari!
    Apesar de ser muito famoso, nunca li nenhum livro deste autor. Tenho muita vontade de fiquei muito interessada por este, depois de ler sua opinião. Adoro contos e gostei que alguns trouxeram reflexões. Vou colocar na lista. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani ! Que bom que se interessou. É realmente um livro muito bom, com contos excelentes. Esse foi o único livro que do Stephen King, mas pretendo ler outros em breve, gostei muito.
      Beijo

      Excluir
  11. Oi Lari. Sou mega fã do Stephen King. Sua resenha ficou muito boa, bem organizada, adorei lê-la.
    Os livros do autor que eu li foram: A Zona Morta, Christine e A Maldição do Cigano. Indico nessa ordem. São ótimos livros. Não vejo a hora de poder ler mais!
    Beijão - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris !
      Fico feliz que tenha gostado da resenha ♥
      Vou pegar suas leituras como dicas para próximas leituras do autor kk. Obg
      Beijos

      Excluir
  12. Ah, Meu Deus... Eu vi lendo resenha sobre os livros desse autor, confesso que morro de medo de pegar um livro dele, mas sua resenha me deixou bem curiosa com o que aconteceu com os personagens dos contos, e agora estou aqui desejando arriscar!
    Amei sua resenha ♥

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tive muito medo de ler os livros do Stephen, Dani.
      Comprei esse pensando que não iria dormir mais, de tanto medo. Mas, não.. É uma leitura incrível, muito impressionante e um pouco assustadora também. Amei.
      Sou extremamente suspeita para te aconselhar a ler, mas digo mesmo assim kk.
      Arrisque sim ! Leia assim que tiver a oportunidade, espero que goste tanto quanto eu ! E depois faça uma resenha ok ?
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Lari, tudo bem contigo ???
    Antes de mais nada, eu preciso concordar com você, a capa desse livro é muito top !!! Sou apaixonada por ela desde a primeira vez que coloquei meus olhos nesse livro. Acho ela extremamente misteriosa, deixa a pessoa instigada, curiosa para conhecer o que está escrito naquelas páginas !!!
    Infelizmente, ainda não tive a chance de ler o livro, mas sua resenha me deixou ainda mais animada e curiosa. Preciso desse livro na minha estante já !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir