Título: Para onde ela foi
 Autora: Gayle Forman
 Editora: Novo Conceito 
 Páginas: 219

Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só não quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos - não em milhas, não em continentes, não em anos -, e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para onde ela foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

 Quantos sorvetes eu dou: 


Primeiramente devo alertar que essa resenha possuirá alguns leves spoiler’s do primeiro livro “Se eu ficar”, então se você ainda não leu e não quer nenhum spoiler, não aconselho que continue lendo o post, mas se quiser saber um pouco mais sobre o primeiro livro, clique aqui e veja a resenha do livro "Se eu ficar". 


Para onde ela foi toma um rumo um pouco mais sombrio, sensível e realístico, do que o primeiro livro, Se eu ficar. Três anos se passaram após o acidente com a família de Mia e as coisas mudaram bastante... O livro desta vez é narrado por Adam, que agora é um musico famoso. Já Mia, agora é uma violoncelista de sucesso que acabou de entrar em turnê. (Perceberam como as coisas estão diferentes ?) 
O maior baque de todos foi quando percebi que eles não estavam mais juntos.. E sinceramente não era isso que eu esperava encontrar nesse livro. Alias, acho que ninguém esperava isso.. Adam e Mia separados ? Todos esperavam no mínimo que o segundo livro nos desse informações sobre a recuperação pós coma de Mia, sobre seu relacionamento com Adam e como ela lidou com a perda de seus familiares.

"Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para tê-la ouvido tocar a noite passada ou vê-la esta manhã à luz do sol. Ou mesmo sem isso. Só para saber que ela estava em algum lugar aí fora. Viva.”

 Confesso que fiquei um pouco revoltada com o rumo da história. Mia tinha deixado Adam. Sim! Abandonado ele, de verdade. E Adam.. Bem, ele não era mais aquele garoto doce e amoroso, e sim um cara amargo, explosivo e depressivo, o tipo de celebridade problemática.
Eu comecei a entrar em colapso, querendo saber o que aconteceu para que chegasse a esse ponto, e várias perguntas se passaram pela minha cabeça, “Como Adam chegou nesse ponto?”, “Por que Mia deixou Adam?”, “WTF Gayle Forman!?” .. Mas logo vi que da mesma forma que a história é contada em Se eu ficar, Para onde ela foi também mistura fatos do passado e do presente, alternando entre os capítulos, o que foi esclarecendo aos poucos tudo que tinha acontecido e respondendo todas as minhas perguntas.




“Todo mundo tem suas tragédias na vida. Todo mundo tem dor.”

Ao decorrer do livro fiquei com raiva de Mia por ter deixado Adam, e também por outros motivos.. Tudo apontava para uma garota totalmente contraria da Mia que vi no primeiro livro, mas assim como as perguntas, tudo simplesmente se esclareceu no final
 E as reviravoltas ? Aaah, as reviravoltas... Elas são incríveis ! E o final ? Foi além de tudo aquilo que eu esperava. Um final puro, e digno para o fim da duologia e simplesmente a cara da tia Gayle Forman (meio brusco e do nada, não tanto como no primeiro livro, mas ainda assim muito brusco kkk)
Nesse livro podemos conhecer um pouco mais sobre Adam, o que ele sentiu com o acidente, todas as angustias e aflições.. Todos os seus sentimentos por Mia, no passado e no presente.
Necessito parabenizar a autora por mais uma criação divina e pela incrível capacidade de escrever em um ponto de vista masculino, e tão bem!

"Quero diminuir o espaço que nos separa, medido em passos - não em quilômetros, não em continentes, não anos -, e colocar meus dedos calejados no seu rosto. Quero tocá-la e me certificar que é realmente ela, não um desses sonhos que tive com tanta frequência desde que ela partiu, quando eu a via tão claro como o dia, estava pronto para beijá-la ou levá comigo, e depois acordava com Mia fora de alcance. Mas não posso tocá-la. Esse é um privilégio que não existe mais. Mesmo contra a minha vontade." 


6 Comentários

  1. Alo!
    Me lembro que decepcionando muito os apaixonados por livros eu apenas assisti a adaptação, então talvez não tenha lá muita moral para falar alguma coisa da obra, mas eu verdadeiramente gostei muito da obra e é com uma grande surpresa que eu pergunto... Como assim não ficam juntos?!
    Se bem que o filme mostrou que a historia não seria apenas mais uma juvenil.
    Cara sua resenha é muito boa, embora eu tenha ficado meio embasbacado com essa parte que não tornarei a repetir para não dar rolo em quem ler meu comentário.
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz !
      Eu amei a adaptação do primeiro livro, confesso que cheguei a gostar mais do filme do que do livro em si, o que é extremamente raro de acontecer.. Então o rumo da história é totalmente inesperado, mas como disse, tudo é explicado e se encaixa com um final perfeito para o desfecho da duologia ^^

      Excluir
  2. Oi Lari, tudo bem contigo ???
    Preciso ser bem sincera contigo flor, eu li Se Eu Ficar e não gostei muito não. Esperava muito do livro e me decepcionei muito com o que li, não gostei do rumo que a autora tomou para a história, e também não curti a forma como ela preparou o terreno para a escolha da Mia.
    Depois de ler o primeiro livro, confesso que perdi todas as esperanças para realizar a leitura do segundo. Nunca fui muito fã do Adam, rsrsrs, e quando li os primeiros capítulos da continuação, peguei mais birra dele ainda, rsrsrs.
    Apesar de tudo, fico muito feliz por saber que leu e curtiu a continuação. Quem sabe um dia eu decida ler também né ?! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ryoko, tudo e você?

      Poxa, eu sei bem como é isso.. Quando o primeiro livro nos decepciona é difícil termos ânimo para continuar e lermos e segundo. Mas se tiver curiosidade e disposição algum dia, leia sim ^^
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Lari, tudo bem?
    Olha, devo confessar que eu não gostei nenhum pouco de Se Eu Ficar. Mas aquele primeiro capítulo de Para Onde Ela Foi que acompanhava aquele livro, me deixou muito curiosa por saber como a história se encerrava, mesmo não tendo gostado. A sua resenha está muito boa, mas ao mesmo tempo que fiquei curiosa para saber o que aconteceu, fiquei desanimada, achei que a autora deu rumos e atitudes muito bruscas pros personagens, e não curti nenhum pouco.

    Um beijo,
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo e você ?
      Que pena que não gostou de Se eu ficar, e que minha resenha não conseguiu te convencer muito a ler Para onde ela foi kk, o estilo da Gayle Forman é meio brusco mesmo, mas confesso que acabo gostando disso.. Para onde ela foi me surpreendeu *-* se um dia você tiver a oportunidade, e quiser tirar essa dúvida, leia kk
      Beijo

      Excluir