Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar...


Quantos sorvetes eu dou:




Amo esse gif, amo o filme..  Ah! Tive que postar u.u



Mia é uma violoncelista de 17 anos, apaixonada por música clássica. É uma adolescente recatada, fã de um estilo de música nada popular entre as pessoas atualmente. Mia é tímida, nerd e em meio a tantas coisas incomuns para uma adolescente da sua idade, acaba encontrando-se super deslocada, como se não pertencesse a nenhum lugar, e principalmente como se não fizesse parte de sua própria família.  Os pais de Mia são punks, descolados, e bem diferentes dela, o que a faz se sentir mais deslocada ainda, como se fosse a ovelha negra da família.  Apesar de toda essa diferença, e alguns problemas, como em toda família, existe uma paz, amor, carinho e harmonia inegáveis na família de Mia.

Mia acaba conhecendo Adam, integrante de uma banda de rock que caminha rumo ao sucesso. Adam é carismático, popular, descolado, inteligente e carinhoso, mas também acaba sendo totalmente ao contrário dela, exatamente como sua família.

Quando tudo parece em ordem na vida de Mia, em um dia que deveria ser comum, ao sair com sua família para visitar amigos, acontece um acidente de carro, (que no livro é confuso, exatamente como deve ser na realidade) e de repente Mia se vê fora do seu corpo acompanhando todo o cenário de desgraça que o acidente trouxe.  Seus pais, agora se encontram mortos, e o paradeiro de seu irmão é desconhecido.

“Algumas vezes você faz escolhas e algumas vezes escolhas fazem você.”

E é assim, fora de seu próprio corpo, que Mia fica o livro todo, ela vê a si mesma inconsciente no hospital, acompanha a chegada de seus familiares apreensivos com a situação, ela escuta os médicos e tem consciência de tudo que está acontecendo a sua volta. Mas o que passa pela cabeça de Mia é que seus pais se foram, sua família se foi, e ela encontra-se sozinha agora, e a decisão que ela tem que fazer é se deve ficar, sobreviver, ou simplesmente partir, juntamente com sua família.

O que me chama atenção no livro é que ele é mesclado, entre “Agora” e “Antes”, dividindo situações que Mia presencia no momento, no hospital. E lembranças que Mia tem do passado.
A trama é narrada por Mia, que descreve o que sente, suas indecisões, conflitos, sua angustia, medo e tristeza pela perca de sua família e sobre a decisão que tem que fazer.


"Você é a mesma pessoa por quem me apaixonei ontem. A mesma por quem estarei apaixonado amanhã."

Quero deixar claro que, antes de ler o livro, eu vi o filme, e foi o filme que me fez ler o livro, que até então eu nem sabia da existência.  E é estranho dizer, mas eu me comovi mais com o filme do que de fato com o livro. Não sei se foi porque criei uma imagem pré-definida em minha mente, de como seria a estória no livro.. Sinceramente, não sei ao certo o que foi que aconteceu, mas simplesmente não consegui captar a mesma angustia de Mia quando ela percebe sua situação, não consegui sentir a tamanha tristeza, profundidade e tamanho significado de algumas cenas, como na cena do filme, na qual o avô de Mia vai visita-la na UTI e diz coisas muito lindas para ela, que de fato a ajudam na sua decisão final (ficar ou não) e no livro não tem de fato nada assim, pelo menos não que eu pudesse sentir de verdade.  Mas, isso não torna a leitura ruim, e também não pense que o filme é assim tãããão bom, porque não é. Conclui que um completa o outro.

“Eu sei que isso faz de mim um pouco hipócrita. Se esse é o caso, eu não deveria ficar? Passar por isso? Talvez se eu tivesse prática, talvez se eu tivesse tido mais devastação na minha vida, eu estivesse mais preparada para continuar. Não é que a minha vida tenha sido perfeita. Eu tive desapontamentos e fiquei sozinha e frustrada e irritada e todas as coisas ruins. Mas em termos de coração partido, eu fui poupada. Eu nunca endureci o bastante para lidar com o que vou ter que lidar se eu ficar”


Deixando de lado o filme, e me concentrando no que interessa (a leitura do livro) posso dizer facilmente que é uma leitura fácil, envolvente, comovente.. Você acaba envolvido pelo relacionamento de Mia e Adam, acaba comovido pela situação em que ela se encontra. E nos faz perceber que é muito fácil apenas morrer, que o difícil mesmo é viver, com todas as dificuldades e coisas que temos que enfrentar em vida.   Aliás, o que VOCÊ faria se estivesse sozinho(a) ? Se soubesse que iria acordar sozinho(a) no mundo, sem seus pais e que só depende de você para evitar isso de alguma forma ? Você ficaria ou partiria ? Difícil né ?

Confesso que chorei h
orrores assistindo o filme, mas não encontrei algo que me fizesse chorar no livro, mesmo sendo bem triste e comovente. 





“Eu não sei se depois que você morre você lembra das coisas que aconteceram quando você estava viva. Faz um sentido lógico que você não lembre. Que estar morto vai parecer como antes de você nascer, que é como dizer, um bando de nada.”

De fato, Se eu ficar é um livro muito profundo, que relata todos os sentimentos de Mia em relação aos fatos de sua vida, que aborda uma decisão que seria difícil de ser feita e que é difícil apenas pelo simples fato de pensarmos a respeito. Fala principalmente sobre o amor, mas não é um livro clichê, looonge disso, é um livro surpreendente, uma estória comovente e sim, muito verdadeira. Não é apenas triste, mas também é engraçado, é lindo, é vivo! É uma leitura que te prende do início ao fim, e quando chega ao fim... Você simplesmente não pode acreditar que é o final (ahá, pegadinha da autora, se matem ai, tenham ataques cardíacos, bj) . Na verdade, porque não é realmente o final. Existe uma continuação, chamada “Para onde ela foi” . 
Enfim.  Ma-ra-vi-lho-so. 

Sobre o filme: Assistam o trailer ! ♥  




4 Comentários

  1. Oi~
    Eu não li o livro, mas já assisti o filme duas vezes, é realmente muito triste e comovente!
    Apesar de que nas duas vezes eu perdi o começo e a parte do acidente ;-; eu provavelmente ficaria ainda mais triste se tivesse assistido tudo. Adorei o post ♥
    Kissus~
    Yuurei Neko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena que tenha perdido o começo. A cena do acidente é bem marcante, e ajuda você a se sensibilizar pela Mia, apesar de nao ser muito dificil se sentir sensibilizado por alguem na situação dela, mesmo nao vendo o acidente.
      Que bom que gostou ♥ obg

      Excluir
  2. Oi ...
    Eu simplesmente AMO esse livro ! Ele conseguiu me prender e comover muito .
    A mescla de passado e presente é realmente muito bem feita .... Parabéns pra Gayle !!!
    Adorei sua resenha ! Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super né ? Eu acho que acabei gostando mais do filme.. Tia Gayle nos presenteando com maravilhas novamente *-* adoro essa mulher !
      Beijos

      Excluir