Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Páginas: 186
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. 

Quantos sorvetes eu dou: 


O Menino do Pijama Listrado nos traz a história de Bruno, que um certo dia, ao chegar em casa descobre que irá se mudar, mas mesmo sendo totalmente contra isso, Bruno não tem forças para evitar o acontecimento e juntamente com sua família acabam se mudando para uma mansão afastada de tudo e todos . Lá não há crianças para ele brincar. Mas, pela janela de seu quarto ele observa um campo por trás de uma cerca, as únicas crianças do lugar estão lá, e por algum motivo desconhecido, todos usam um pijama listrado, não somente as crianças, mas também os adultos.  Bruno, seguindo seu instinto explorador, decide conhecer a área e assim, acaba encontrando Shmuel, um menino que vive do outro lado da cerca, com um semblante triste, que assim como todos os outros que vivem “além cerca”, também usa um pijama listrado.  
Imagine, uma amizade entre o filho de um oficial nazista e o filho de um judeu ? É exatamente isso que encontramos em O Menino do Pijama Listrado. O que sinceramente, considero genial. Uma amizade improvável de duas crianças que deveriam ser “inimigos” em meio a um genocídio histórico.

“Heil Hitler - disse, o que bruno presumia ser outra forma de dizer: ‘bem até logo, tenha uma boa tarde.’”

O livro nos traz uma versão diferente do Holocausto, dessa vez relatada através do olhar de uma criança, mostrando toda a inocência e pureza, fazendo com que tudo seja relatado com muita sutileza, o que faz com que o livro seja todo especial.

Polônia”, disse Bruno, pensativo, medindo a palavra na língua. “Não é tão boa quanto a Alemanha, é?” Shmuel franziu o cenho. “Por que não?”, perguntou ele. “Bem, porque a Alemanha é o maior de todos os países”, respondeu Bruno, lembrando-se de algo que ouvira o pai comentar com o avô em certo número de ocasiões. “Somos superiores.”

Amei os personagens, principalmente as crianças: Bruno, Shmuel e também a irmã de Bruno, Gretel, que tem doze ano, mas age como se fosse muito mais velha (o que é um pouco irritante). Por que gosto das crianças ? Simplesmente pela inocência. Insisto em bater nessa tecla. A inocência prevalece nesse livro. O que me faz pensar como seria o mundo se todos tivéssemos a inocência e a pureza de uma criança. Que não vê diferença entre judeus e alemães (diferença que se pensarmos, reflete várias outras diferenças, assim como a racial e a sexual).. Aliás, que diferença ? Somos todos iguais aos olhos de uma criança, independente da religião, cor, estilo ou opção sexual. Somos todos humanos, diferentes nas características, mas ainda sim iguais.

“ ‘Não”, disse bruno, ‘não entendo porque não podemos ir ao outro lado. O que há de tão errado conosco a ponto de não podemos ir ao outro lado da cerca e brincar?’”

Uma leitura rápida, porém tocante, que com certeza mexeu bastante comigo. Me fez refletir sobre o Holocausto e principalmente sobre as crianças daquela época, como eram educadas, e forçadas a aceitarem pensamentos conturbados e desprezíveis a respeito dos judeus. Como eram incentivadas a tratarem outros seres humanos como lixo, quando ainda existia inocência e pureza em suas mentes e corações.

“Todos no campo usavam as mesmas roupas, aqueles pijamas com os bonés de pano também listrados; e todos que passavam pela sua casa (exceção feita à mãe, Gretel e a ele próprio) vestiam uniformes de variadas qualidades e graus de condecoração e quepes e capacetes com grandes braçadeiras vermelhas e negras e traziam armas e estavam sempre com o semblante terrivelmente severo, como se tudo aquilo fosse muito importante e ninguém pudesse pensar diferente. Qual era a diferença, exatamente?, ele se perguntou. E quem decidia quem usava os pijamas e quem usava os uniformes?”


Para você que já viu o filme e gostou, mas não leu o livro... Recomendo o livro. O filme é super fiel ao livro, os dois são ótimos e muito emocionantes.  Ambos me tocaram muito, e garanto que ambos irão tocar a qualquer pessoa que ver ou ler.
Certificado Sorvete de qualidade hein ? kk

“Você é o meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda.”



Obs: Postei mais quotes, simplesmente porque amo as frases desse livro, são perfeitas e achei merecedor de uma quantidade extra kk


Cena do fime *-*


6 Comentários

  1. Oiii ^__^
    Nossa, eu conheço O menino do Pijama listrado, é uma história muuuuito linda e triste :/ Quando eu assisti o filme quase chorei, só não chorei pq não tinha um cachorro no meio D:
    "Você é o meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda." nossa muuito triste ç__ç e as crianças tão inocentes sem ter culpa de nada serem afetadas perdendo o amigo sem ao menos entender o "motivo" é o que mais abala no filme ;__;
    O gif no final ficou ótimo :)

    Post novo :) Kisses
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo né ? *-* Eu me controlei muito pra não chorar quando vi o filme, mas quando li o livro, não consegui :/ é uma história muito marcante..

      Excluir
  2. Olá,
    É exatamente isso que eu acho e por isso que gosto do filme. A narração de uma criança deixou a história se tornar muito emocionante e especial. É impossível não se emocionar com essa história, primeiro eu assisti o filme na escola há alguns anos atrás e no ano passado comprei e li o livro. Com certeza também recomendo para todo mundo. Parabéns pela resenha!
    Beijos, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível mesmo Thaimiris, duvido muito que alguém não sinta pelo menos uma dorzinha no coração ao conhecer a história. Obrigada !
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Larissa!!
    Ainda não consegui ler o livro,só vi o filme.
    Mas só pelo filme já deu pra sentir toda a emoção da história.E pelas frases que você postou o livro deve ser incrível e ainda mais emocionante que o filme!
    Tô curioso agora...
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio ! O livro é simplesmente incrível ! Se você gostou do filme, com certeza vai gostar do livro. Beijos

      Excluir