Titulo: Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 480
Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Quantos sorvetes eu dou: 

Desde que me entendo como leitora tenho um certo conhecimento sobre a existência dos livros da Jane Austen, e sempre me perguntava: “Como uma obra escrita há tanto tempo pode ser popular ainda nos dias atuais? Essa autora deve ser sensacional!” e para minha felicidade, eu não estava nenhum pouco enganada.
 "Poucas são as pessoas que eu realmente amo, e menos ainda as que tenho em boa conta. Quanto mais conheço o mundo, menos ele me satisfaz; e a cada dia aumenta minha crença na incoerência do caráter humano e na pouca confiança que se pode depositar nas aparências do mérito ou do bom-senso."



Em “Orgulho e Preconceito” conhecemos Elizabeth Bennet, a segunda filha mais velha de um grupo de cinco irmãs, carinhosamente chamada de Lizzy. Uma moça encantadora, determinada, sensata, inteligente e impertinente, que sempre fala o que pensa e tem uma séria tendência a julgar as pessoas a partir de primeiras impressões.

Nossa história começa quando Sr. Bingley, um jovem cavalheiro, solteiro e rico, muda-se para a mansão de Netherfield, acompanhado de suas duas irmãs e deu seu presado amigo, Sr. Darcy. A notícia se espalha muito rápido e logo a excitação toma conta das jovem moças da família Bennet. 
"Somos todos uns tolos, quando nos apaixonamos"

Em uma das festas Bingley e Darcy conhecem as moças da família Bennet. Bingley logo se encanta pela Bennet mais velha – Jane -, mas Darcy, ao contrário de seu amigo, descarta todas as moças da festa, e em especial Lizzy, dizendo que ali não havia uma mulher que mereça uma segunda olhada. Assim, Lizzy acaba se tornando totalmente intolerante a Darcy, acreditando que ele seja a pessoa mais orgulhosa que ela já conheceu.

Por mais improvável que fosse, Sr. Darcy acaba se apaixonando aos poucos por Elizabeth, sua vivacidade e sua maneira determinada de defender àqueles a quem ama. Eles são o exemplo mais vivo de par perfeito e de que os opostos se atraem. No decorrer da história, Lizzy vai descobrindo que Sr. Darcy era bem diferente daquele que ela imaginava que fosse e descobre muito a respeito dele, passando a admirá-lo.

Uma coisa que vemos muito em “Orgulho e Preconceito” são personagens detestáveis, posso listar alguns, como: Lydia Bennet, uma personagem super desagradável e infantil. Sra. Bennet, que não conseguia pensar em outra coisa a não ser ver suas filhas casadas sem ao menos ligar para a felicidade delas.  Lady Catherine, com seu comportamento indigno de uma pessoa com sua classe social e importância.  Posso facilmente citar também Caterine, a irmã do Sr. Bingley, que era puro veneno em todas as situações.
"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos, e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."

“Orgulho e Preconceito” é um romance sem igual, mostrando um amor sutil, doce e completamente delicado.  Com uma narrativa em 3ª pessoa, que prende o leitor do início ao fim, não por conter ação, aventura ou reviravoltas surpreendentes – apesar de ter -, mas sim por sua simplicidade e sutileza.

É interessante notarmos o uso do título para compor as principais características dos protagonistas.  Enquanto Elizabeth é representada pelo preconceito, Sr. Darcy é guiado pelo orgulho, mas, os adjetivos acabam misturando-se entre os personagens ao decorrer da trama.

O livro é dividido em 61 capítulos consideravelmente curtos – duas ou três páginas cada -. E o que dizer sobre essa diagramação? Está formidável ! A capa dessa edição que comprei é muito linda, com uma cor sensacional – já está entre as mais bonitas da estante -. Os capítulos são antecedidos por uma folha muito bem decorada, repleta de flores, e os capítulos são iniciados com uma caligrafia perfeita e muito bonita.

Enfim, tenho tanto a falar sobre “Orgulho e Preconceito” que simplesmente não caberia em um único post. Sinto que nada que eu comentar a respeito será suficiente para demonstrar o que senti e ser digno de um livro tão bom quanto esse.
 “Você enfeitiçou meu corpo e minha alma, eu te amo, te amo, te amo.”

Sobre o filme ? Bom, minha paixão foi instantânea, eu amei aquele filme desde os primeiros 5 minutos. Mas confesso que quando vi Sr. Darcy, morri de amores – ah, o sotaque inglês... - .  
Por fim, gostei tanto da história e do filme em si que no dia seguinte procurei a adaptação mais antiga (1995) e gostei muito também, agora vivo vendo alguns vídeos com trechos do filme.

E é isso ai pessoal, se vocês desconhecem a história de amor e “ódio” entre Lizzy e Darcy, sinceramente ? Estão perdendo uma ótima história e um dos melhores romances já criados.

Sobre a autora

Jane Austen é uma das escritoras inglesas mais famosas, passados mais de dois séculos de sua morte. Autora de romances como Orgulho e preconceito, Razão e sentimento e Persuasão, consagrou-se por seus diálogos afiados e pela ironia presente em seus romances. Seus recursos de linguagem tinham um alvo específico: a sociedade provinciana inglesa do século XVIII.
Nascimento: 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra.
Morte: 18 de julho de 1817, aos 42 anos, vítima do mal de Addison. Deixou inacabado o romance Sanditon.



32 Comentários

  1. Lari, antes de tudo preciso dizer: que foto linda! :)
    Acredita que já li Orgulho e Preconceito e não curti muito? Prefiro Razão e Sensibilidade (embora o meu favorito dessa época seja mesmo Jane Eyre, já leu?). Mesmo não curtindo muito o livro, assisti o seriado de 95, o filme (esse das gifs), a série Lost in Austen (muuuito divertida, assista!), a websérie Lizzie Bennet Diaries e o livro originado dela Os Diários Secretos de Lizzie Bennet, hahahaha. Te indico toooodos eles, sério! <3

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada !
      Poxa, pena que tu não gostou.. Já ouvi diversos comentários positivos sobre Razão e Sensibilidade e acho que será o próximo livro da Jane Austen que lerei, haha.
      Acredita que me viciei tanto na série que já assisti tudo que tu disse ? haha
      Beijs

      Excluir
  2. Esse livro está no topo da minha listinha para 2016, já até pedi como presente de natal, ♥ Livro maravilhoso ♥

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post encontrei por aqui! ♥
    Essa edição da Martin Claret está me levando a loucura. Preciso muito dela! É tão, tão, tão maravilhosa!
    Sem dúvidas a simplicidade é um dos pontos fortes desta obra magnífica.
    A adaptação de 2005 é a minha favorita, rs. Achei a escolha dos protagonistas muito bem feita, encantadora.
    Estou terminando agora a minha terceira leitura da obra. Faltam menos de dez páginas, preciso dizer que já estou sofrendo imensamente. Orgulho e Preconceito faz parte da minha vida, nunca me canso de ler. Outra coisa que gosto muito na obra, é a crítica a sociedade, um ponto bastante comentado pelos críticos literários na análise de OeP.

    Gostei muito da resenha. Fico feliz em saber que amou o livro.

    Beijão
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris !
      Essa edição da Martin Claret é sensacional, tive que compra-la, haha.
      A adaptação de 2005 também é minha favorita, adorei a escolha dos atores..
      Terceira leitura? Poxa, quero ter a oportunidade de reler tantas vezes assim também, pois é um livro incrivel.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beiijos

      Excluir
  4. Oi, Lari! Tudo bem? Infelizmente não tenho interesse em ler esse livro, mas fico feliz que você tenha gostado dele. Nossa, a Jane Austen morreu no dia em que faço aniversário (18 de Julho)! :O

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony !
      Poxa, que pena.. Quem sabe vc não se interesse por outro livro da Austen

      Abraço !

      Excluir
  5. Oii Lari, tudo bom?
    Acredita que nunca li Orgulho e Preconceito? Sim, e pretendo mudar isso em breve! Estou louca pra comprar esse livro. Já vi tantas vezes e simplesmente me apaixonei, sem falar que é capa dura! *-* Preciso!
    Já assistir o filme, mas foi a tanto tempo que nem lembro mais. Ao le essa resenha bateu até aquela vontade de assistir de novo, haha :D
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani !
      Poxa, espero que possa ler logo e que goste tanto quanto eu, pois é um livro incrivel !
      Veja o filme qualquer dia desses.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Larissa, tudo bem contigo ???
    Menina, que saudades que eu estava de passar por aqui e ler suas resenhas e descobertas literárias. Mas felizmente terei mais tempo agora que estou de férias, e poderei me atualizar com tudo o que perdi !!!
    Fiquei aqui super, super, super feliz por saber que você leu e gostou de Orgulho e Preconceito !!! *-*
    A Jane Austen é maravilhosa, sou apaixonada por ela, depois que conheci o trabalho dela nunca mais vi romances de época da mesma forma. Hoje sempre tento ler pelo menos um livro da autora por ano, assim sempre terei uma descoberta !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ryoko ! Tudo bem, e você?
      haha, que fofa ! Estava com saudades dos seus comentários ♥
      Eu ameeei OeP e a escrita da Jane Austen.. Simplesmente demais !
      Acho que vou adquirir sua ideia e ler um livro da autora por ano, haha.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi...
    O que dizer desse livro? Perfeito? Lindo? Favorito? Acho que é melhor escolher a mistura de todas essas alternativas rsrs...
    Esse livro é um dos meus favoritos estou até pensando em fazer uma releitura .
    Beijos e boas festas

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane !
      Siiim, ele é uma mistura deliciosa de tudo que você disse, haha.
      Beeijos, boas festas

      Excluir
  8. Olá,
    Começei a ler esse livro tem 2 anos e até hoje não terminei, na epoca não estava gostand mas hoje em dia quero voltar a ler. Parabens pela resenha! me animou :)
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gui !
      Pooxa, tem um tempinho.. Em 2 anos a gente muda muito, talvez hoje você se interesse mais pela leitura.
      Obrigada !
      Abraço !

      Excluir
  9. Oii,
    O livro não me chamou muito a atenção (sou daqueles que ama juvenil) porem a resenha está incrivel ♥
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michael !
      Poxa, que pena ! Fico feliz que tenha gostado da resenha, bj

      Excluir
  10. Oi Lari,
    Confesso que demorei muito para ler esse livro e preciso reler. Acho que perdi muitas partes por ser uma leitura muito pesada (linguagem difícil), mas não tem como não amar o Mr.Darcy *---------*
    A história em si é belíssima e quero ler mais Jane Austen para me acostumar e ficar mais fácil.
    ÓTIMA DICA! Um clássico!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale !
      Tenho que concordar.. Não tem como não amar o Mr. Darcy.. Ele é sensacional, haha.
      Releia assim que tiver um tempinho..
      Beijos

      Excluir
  11. Olá tudo bem?
    Nossa preciso ler logo esse livro,faz um tempão que estou querendo ler e nunca pego ele.
    Sua resenha só me fez ficar mais curiosa ainda.
    Adorei o seu blog, ganhou uma nova seguidora!
    bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica !
      Poxa, leia assim que der.. Espero que goste
      Obrigaada ! Seja bem-vinda !

      Excluir
  12. Oi Lari, como vai?
    Amei sua resenha! Li esse livro ano passado e também fiquei encantada! Tanto que agora na Black Friday, ganhei Razão e Sensibilidade do meu pai, e estou louquinha para ler! Como você disse, a escrita da Jane é sutil, delicada e encantadora! Quero ler muuuitas outras obras dela!

    Um abraço e um feliz 2016!
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica !
      Poxa, o próximo que lerei será Razão e Sensibilidade, com certeza.
      Beijos e um feliz 2016 !

      Excluir
  13. Oi Lari!
    Uma das minhas metas de 2016:ler Jane Austen!E quero fazer a coleção nessas edições que acho simples,mas muito bem diagramadas!
    Com relação a história conheço um pouco mesmo de ouvir as pessoas comentando.Quem leu só tem coisas boas a falar.E pelo que falam realmente parece que o título caiu muito bem com a característica dos personagens.Sinto que também vou me apaixonar pela leitura!
    Sério que os capítulos são curtos assim?Nem imaginava!
    Já leu algum outro livro dela?
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudio !
      Minha meta para 2016 também é ler mais Jane Austen, haha. Ou mais clássicos em si..
      Infelizmente só li essa obra dela, mas estou bem ansiosa para ler as outras, haha.
      Leia assim que puder, espero que possa goste assim como eu.
      Bjs

      Excluir
  14. Eu não sei se conseguiria ler esse livro. Não sou uma pessoa romantica e já vi o filme e tal. Bem, sua resenha ficou excelente, quem sabe um dia...

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila !
      haha, sei bem como é.. Bom, como você disse né. "Quem sabe um dia.."
      Obrigada !
      Beijs

      Excluir
  15. Amei a sua resenha! Sou suspeita em falar de Jane, pois ela é minha diva ♥ E o que é aquele filme? Já perdi as vezes em que assisti. Eu ganhei esse livro rosa #divo e o azul do meu Love #éparacasar ♥ Confesso que não li ainda, o livro é tão lindo que tenho dó de ler e acabar estragando de alguma forma, pois sou muito estabanada kkkk E é pior quando eu definitivamente quero tomar cuidado kkk ♥
    Amei aqui \o/
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/
    http://a-literary-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna !
      Acredita que desde que li o livro já perdi a conta de quantas vezes eu assisti o filme? Simplesmente viciei.
      Sei bem como é isso kkk quando ganho algum livro que quero muito, ou que seja muito perfeito, fico até com medo de ler, haha.
      Fico feliz que tenha gostado daqui ! Seja bem-vinda !
      Beijs

      Excluir
  16. Eu sempre quis ler esse livro e nem sei por que ainda não comecei a lê-lo, só ouço falar bem dele. Até ia assistir o filme uma vez, mas desisti e prefiro mesmo ler o livro primeiro. E eu não sabia que havia uma versão mais antiga do filme.
    Resenha super completa a sua :)
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie
      Pooxa mulher, corre lá e leia assim que der kkk é incrivel.. Espero que goste assim como eu.
      Assista a versão mais antiga, talvez você goste.
      Beijos

      Excluir