Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Páginas: 223
Editora: Rocco
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se é real ou imaginário.

Quantos sorvetes eu dou: 

Quando lembro de “As Vantagens de Ser Invisivel” eu consigo pensar em uma palavra que o define muito bem, sutileza.

"Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos."



Nessa obra de Stephen Chbosky, somos apresentados à Charlie, um garoto extremamente dócil, amoroso, inocente e completamente introspectivo, que nunca teve grandes aventuras e que depois de perder seu único e melhor amigo encontra-se perdido e sozinho.  

Seu dia-a-dia é muito monótono, mas isso não impede que suas cartas sejam repletas de acontecimentos. Nosso protagonista é um adolescente de 15 anos, totalmente incompreendido, que além de sofrer com a morte do único amigo, também sofre com a morte de sua querida tia.  Charlie é invisível aos olhos de todos a sua volta, incluindo de sua família, onde seus pais o tratam com imensa cautela e sua irmã enfrenta seus próprios problemas.

A entrada de Sam e Patrick é o divisor de aguas na vida de Charlie, é exatamente quando ele deixa de ser invisível. Desde então festas, novos amigos, novas experiências e até mesmo amor começam a fazer parte da vida de Charlie. Os dois personagens são bem intensos e cativantes, que apesar de não serem adolescentes politicamente corretos e totalmente diferentes do protagonista, acabam fazendo um bem enorme para Charlie e mudando sua forma de ver o mundo.

"Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."

A leitura é bem simples e gostosa, daquele tipo que você começa a ler e quando percebe já está nas ultimas páginas. Todos os personagens apresentados ao decorrer da trama tem sua história e complexidade, o que dá uma realidade brutal e gigantesca ao livro.
A trama se passa entre as décadas de 80 e 90, e é recheada de uma playlist bem interessante com direito à Nirvana, The Smiths e David Bowie.

A essa altura da resenha acho que você leitor já deve ter percebido que a narrativa de “As Vantagens de Ser Invisivel” não é tão tradicional assim, mas sim descrita através de cartas que o protagonista escreve para um destinatário anônimo. Mas não pense que isso influencia a narrativa de uma forma negativa – como é o caso de “Simplesmente Acontece” -, na verdade é bem ao contrario disso. Charlie, por ser extremamente observador, acaba descrevendo exatamente tudo que nós, os leitores da carta precisamos saber.  

Por fim, somos presenteados com uma explicação repentina que justifica o modo como Charlie encara sua vida, mas devo admitir que não me senti impactada e nem muito sensibilizada pelo fato da explicação apresentada não ter sido mais aprofundada, mas é algo que faz jus ao que disse no começo da resenha, a tamanha sutileza e delicadeza em que a história é contada.

Não tenho o que reclamar a respeito de “As Vantagens de Ser Invisivel”, assim como outras pessoas me identifico muito com a personalidade de Charlie e com alguns problemas que ele enfrenta. 

"Eu sei que tem pessoas que dizem que essas coisas não acontecem, e que isso serão apenas histórias um dia. Mas agora nós estamos vivos. E nesse momento, eu juro. Nós somos infinitos."

E olha só, temos um filme ! Sim, uma adaptação com o mesmo título do livro, com direito a um elenco maravilhoso, incluindo Logan Lerman (Percy Jackson) e Emma Watson (Hermione Granger). Algo que devo ressaltar a respeito da adaptação é que ela é dirigida pelo próprio autor do livro, que acaba nos presenteando com um filme muito fiel ao livro,  e não apenas isso, mas algo cativante e emocionante.  Admito que não me emocionei tanto com o livro quanto me emocionei com o filme – acabou entrando para a lista de favoritos, haha -.  É simplesmente ótimo e sim, super indico para quem já leu o livro e também para quem ainda não leu. 






“As Vantagens de Ser Invisivel” pode ser facilmente comparado à “Cartas de Amor aos Mortos” (resenha aqui), apresentando quase o mesmo clima e enredo, onde o protagonista tem que lidar com perdas e adaptar-se ao meio ambiente escolar. Existe ainda outro aspecto importante, mas não direi para não dar spoiler.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado da resenha.

Beijos,
Lari. 


30 Comentários

  1. Oii Lari, tudo bom?
    Também preferi o filme do que o livro. Nossa, chorei muito no final do filme, achei que ele explorou a conexão dos pais com o Charlie e da irmã. Fiquei surpresa ao descobrir que foi o autor que dirigido, porque no final tem umas coisas que diverge BASTANTE do livro, haha, mas achei que o final foi o melhor!
    Ótima resenha como sempre!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani. Tudo bem, e você?
      Achei que o filme explorou melhor toda a história, haha. Mesmo divergindo alguns fatos no fim.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, muito difícil alguém gostar mais do filme né? Agora fiquei curiosa pra ler o livro por isso, já vi o filme e é realmente muito lindo, emocionante! Parabéns pela resenha, gostei do blog e quero acompanhar sempre ;) Bjs

    Estranha no Paraiso | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube
    SNAPCHAT: alineeb8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline !
      Siim, é bem dificil, especialmente eu que sou bem critica com adaptações, haha.
      Obrigada ! Fico feliz que tenha gostado, seja bem-vinda e volte sempre.

      Excluir
  3. Oi...
    Esse livro está dentre meus desejados já faz um tempão, porém, sempre que vou á livrarias ele fica de lado .Achei curioso que você citou na resenha "Carta de amor aos mortos" que também é um livro que quero ler rsrs...
    Gostei muito de sua resenha e agora com certeza vou comprá-lo :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane !
      Sei como é, tenho alguns livros na minha lista que quando tenho a oportunidade de comprar sempre deixo de lado...
      Leia assim que der, espero que goste assim como eu.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Lari! Tudo bem? Amo de paixão "As Vantagens de Ser Invisível"! O livro é um dos meus preferidos de toda a vida. Adorei a resenha! :)

    PS: Sobre as comparações à "Cartas de amor aos mortos", tenho que dizer que elas são injustas, pois "As Vantagens de Ser Invisível" foi lançando bem antes desse livro (mais precisamente em 1999).

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony !
      Na verdade comparei por achar as duas histórias parecidas, mas não quis dizer que "As Vantagens de Ser Invisível" foi inspirado em "Cartas de Amor aos Mortos" ou vice versa.. Talvez tenha feito a comparação no post errado, haha. ^^
      Abraaço !

      Excluir
  5. AAAAH,eu quero muuuito esse livro e o filme <3
    Sério.Tem uma premissa tão linda essa história.

    Gostei :)

    beeijão
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi !
      Suuuper indico, viu ? É muito emocionante.
      Beijos

      Excluir
  6. O meu livro queridinho <3 ahhhhhhhhhh <3 Saudades <3
    Ok.
    Oi Lari!
    Eu amo esse livro, acho que já deu pra perceber, hahaha. Eu amo tanto, tanto, tanto. Tá, agora vou me conter. Charlie é demais, Sam, Patrick, enfim, todos incríveis! A história tem um clima muito bacana. Eu senti uma ausência de maiores explicações ou uma certa participação mais alongada do "acontecimento", mas isso não atrapalhou em nada a leitura maravilhosa. Você se expressou muito bem relacionando o livro a simplicidade.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Thamiris !
      Ele também é um dos meus queridinhos ! Amo tooodos os personagens, acho todos incríveis e profundos. Concordo, pois também senti falta de uma explicação e um melhor aprofundamento do "acontecimento", mas fiquei feliz com tudo no fim.
      Beijos

      Excluir
  7. Oie, tudo bem?

    Morro de vontade de ler esse livro e assistir ao filme, mas me falta tempo :/

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nazare ! Tudo ótimo, e você?
      Leia e assista assim que puder, ambos são ótimos !
      Beijos

      Excluir
  8. Lari
    Assisti apenas ao filme e infelizmente tem algo nele que não conseguiu me convencer, não sobre a historia, quero dizer, ela foi bem ok. Mas o elenco, sabe? Não consegui gostar muito do elnco, a exceção da Emma, porque eu adoro ela, de coração.
    bjos LP
    QuatroSelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, LP !
      Poxa, que pena que tu não curtiu muito o elenco.. Particularmente eu gostei muito, haha. Bom, dê uma chance ao livro, talvez você goste.
      Beijos

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Esse é um livro que eu amo, me tocou de uma forma diferente e única, e simplesmente amei sua resenha!
    Estou seguindo e adorando o blog <3
    Beijos.
    Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Willma ! Tudo bem, e você?
      Obrigada ! Seja bem-vinda. Darei uma olhada sim.
      Bj

      Excluir
  10. Olá!
    Esse livro é muito bom, mas amo ainda mais sua adaptação cinematográfica, afinal tem vários de meus atores preferidos!

    whoisllara.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara !
      Siiim, gosto muito do elenco da adaptação ♥

      Excluir
  11. Esse livro é mega fofo e o filme não fica atrás. Sou apaixonada.


    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lari.
    Eu amo muito As vantagens de ser invisível, lembro que li o livro assim que soube que a Emma iria atuar na adaptação e simplesmente me cativei pela historia. Amei sua resenha <3
    Beijos,

    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline !
      Eu li o livro depois que vi o filme, e vi o filme por puro acaso mesmo, lembro de ter gostado muito do nome, não me arrependi em momento algum, haha.
      Obrigada !
      Bj

      Excluir
  13. Oi!! Amei a resenha. O livro e filme são otimos.
    Seu blog é maravilhoso!!

    amordeluaazul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia !
      Fico mto feliz que tenha gostado !
      Beijos

      Excluir
  14. Faz um tempão que esse livro está na minha listinha, mas tinha lido algumas resenhas negativas e fiquei meio desanimada :/
    Mas gostei tanto dessa tua resenha que estou me animando outra vez para lê-lo :D

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler, já comprei o livro, só vou concluir as demais leituras para lê-lo, tenho a impressão de que vou amar, visto que sou apaixonada pelo filme.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Larissa, tudo bem contigo ???
    Tenho uma opinião bem diferente sobre As Vantagens de Ser Invisível. Não consegui me conectar com o livro, minha experiencia com a leitura foi totalmente diferente da sua, não consegui gostar da história sabe ?! Não consegui achar o livro interessante, e para ser sincera, achei o Charlie um pouco bobinho, rsrsrs, meu personagem preferido (tanto no filme quanto no livro) foi o Patrick !!!
    Talvez eu não estivesse em um bom momento para a leitura, mas também conta o fato de que normalmente não gosto de livros desse gênero ... Mas fiquei super feliz por saber que curtiu a leitura, adoro conhecer a opinião de outros leitores sobre os livros que também li !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  17. Ótima resenha! Já assisti ao filme, agora quero ler o livro! Essa resenha ajudou muito, vou ler ;)

    http://biashermanblog.wordpress.com

    ResponderExcluir