Titulo: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora:  Seguinte
Páginas: 272
Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro “Mentirosos”) são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.
Quantos sorvetes eu dou: 

Bom, no post passado eu tinha falado sobre um dos livros adquiridos na BF que eu já tinha lido e que era uma das melhores leituras do ano, e sim, isso ficou ao cargo de "Mentirosos", da linda E. Lockhart

Quando ouvi os comentários sobre “Mentirosos”, sabia que tinha que ler, pois mesmo a premissa não me surpreendendo o bastante, os comentários dos leitores faziam todo o trabalho de me impressionar e deixar-me interessada na história. O que teria de tão bom em “Mentirosos” ? Eu precisava ler para tirar minhas próprias conclusões.

Os Sinclair são uma família aristocrata americana muito tradicional. Onde todos são ricos, bonitos, altos, atléticos e talentosos. Vencedores natos; estão sempre sorrindo e por cima de qualquer situação.  Simplesmente a família perfeita, ou que deveria ser.

"Bem-vindo à bela família Sinclair.
Ninguém é criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso."


Nossa protagonista é também a narradora da história, seu nome é Cadence, a neta primogênita da família Sinclair que, juntamente com Jhonny e Mirren, seus dois primos, e Gat (amigo de Jhonny), formam um grupo chamado "Mentirosos". Eles  reúnem-se  com toda a família Sinclair todos os verões na ilha particular da família, chamada Beechwood desde pequenos.

"Pelo menos hoje. Vamos fingir que não sou confuso, vamos fingir que você não está zangada. Vamos agir como amigos e esquecer o que aconteceu."

Mas toda a diversão e aventura muda no verão dos seus quinze anos, quando um acidente inexplicável acontece, obrigando-a a passar por vários exames. Apresentando um quadro de fortes enxaquecas, depressão e amnesia seletiva, diagnosticada com traumatismo cranioencefálico, Cadence é obrigada a se afastar de Beechwood por dois longos anos.

Cadence não tem absolutamente nenhuma recordação de seu acidente, e  quando retorna a ilha e revê seus familiares percebe que todos foram instruídos para não revelarem nenhum acontecimento relacionado à dois anos atrás, isso inclui seus confidentes, os Mentirosos.

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”

Admito que fiquei páginas e mais páginas pensando o que teria acontecido com Cadence, e fui atingida com um meteoro de agulhas, que explodiram machucando meu cérebro e meu coração no final, e que final.. Devo parabenizar E. Lockhart por criar algo tão bom em diversos sentidos.
Com uma leitura gostosa, leve, poética e cheia de metáforas, “Mentirosos” atingiu meu coração de uma forma inimaginável.  O ano ainda não acabou mas posso dizer que essa foi uma das melhores leituras do ano, se não a melhor.

“O silêncio é uma camada protetora sobre a dor.”

“Mentirosos” não é apenas um suspense, mas também um livro que fala de amor, amizade, conflitos familiares e preconceito; mostrando uma família perturbada, onde seus componentes esqueceram do significado da palavra família e vivem apenas de aparências e interesse.  
Gostaria de abordar mais claramente cada personagem, incluindo os outros membros da família Sinclair, mas isso esclareceria alguns fatos importantes da história.

“Johnny é estalo, iniciativa e sarcasmo.Mirren é açúcar, curiosidade e chuva.Gat é contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte.”

O livro é dividido em cinco partes, definindo cada momento da história: sobre a família, o acidente, a volta de Cady para a ilha, e por fim, a verdade.

Ler “Mentirosos” foi uma experiência única. Com certeza vai demorar um bocado até eu digerir esse final, não por ter sido uma leitura ruim, mas sim por ter me chocado e abalado minha estrutura. Fui simplesmente surpreendida de uma forma que nunca tinha sido antes.

Meu nome é Larissa, tenho 18 anos.  E amei Mentirosos.

Bom, se você deseja ler “Mentirosos” e ainda não sabe muito a respeito da premissa desse livro, aconselho que deixe por isso mesmo; deixe o livro te envolver, deixe-se ser surpreendido com a história e confie no belo trabalho de E. Lockhart.  Por que digo isso? Esse é o tipo de livro que não devemos saber quase nada a respeito, para que isso não estrague a leitura e as surpresas contidas nela.

É isso pessoal, indico essa leitura a todos.

Beijos,

Lari.



32 Comentários

  1. Oi Lari!
    Menina, você me deixou muito curiosa! Agora quero saber que final é esse hahaha.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca !
      Haha, olha se fosse você, já dava um jeitinho de ler, por que é super ! Com direito a final arrebatador.
      Beijos

      Excluir
  2. esse livro é realmente incrível e você passou bem a essencia do livro! adorei a sua resenha ♥

    Te segui no blog, poderia dar uma olhada no meu, e se gostar, seguir?
    DEAR MAIDY
    http://www.dearmaidy.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yara !
      Fico feliz que tenha gostado *-*
      Seja bem-vinda !
      Beijos

      Excluir
  3. Oii Lari, tudo bom?
    Nunca olhei duas vezes para Os Mentirosos porque imaginei que fosse uma história que se tratava da vida de um bando de garotos e, enfim, na minha cabeça já inventei uma história completamente diferente dessa que você contou aqui e, sinceramente, fiquei bastante curiosa pra saber mias sobre ela, então vou colocá-la aqui na minha lista de leitura que já tem rolos e mais rolos de papel, haha
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani ! Tudo e você?
      Eu pensava mais ou menos a mesma coisa que você, mas vi a reação de alguns booktubers e me interessei demais.
      Ainda bem que li, por que assim.. É demais ! Não é nada disso que você estava pensando kkk, conta um pouco da história dos Mentirosos sim, mas a trama gira mais em torno da familia e do acidente da Cadence msm. O fim.. aaaah, o fim é surpreendente, estou digerindo até agora.
      Assim que der, leia, ok?
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Lari,
    Nenhuma resenha que li até agora foi mais esclarecedora.
    Eu, assim, apenas com a resenha, já fiquei pensando no que aconteceu com Cadence, menina!
    Suas descrições finais me deixaram ainda mais curiosa.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris !
      Aah, que bom que consegui esclarecer direitinho a história !
      Leia assim que tiver oportunidade, vale muito a pena.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Lari, tudo bem contigo ???
    Flor, acredita que faz dois dias que finalizei a leitura de Mentirosos ?! Uma amiga minha leu esse livro no início do ano e adorou, falava super bem dele, e sempre indicava o livro, então chegou a hora que tive que ler não é mesmo ?!
    Confesso que amei a escrita da autora, a forma como ela escreve é linda, é como você disse, poética, sublime, maravilhosa, esse foi o elemento que mais me encantou em todo o livro. Mas confesso que não me surpreendi muito com o final, não vou falar muito para não estragar a surpresa de quem ainda não leu, mas a história segue bem a fórmula criada pelo Mistério das Duas Irmãs !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ryoko ! Tudo bem, e você ?
      Poxa, eu amei a forma dela relatar os acontecimentos e sentimentos, é como você disse: "Sublime".
      Pena que você não se surpreendeu com final, ele me chocou muito e me pegou desprevenida kk
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Lari! Tudo bem? Sempre vejo comentários positivos para esse livro, então tenho bastante vontade de lê-lo. Ah, também morro de curiosidade para saber como é esse final tão comentado! rsrs Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony ! Tudo bem, e você?
      Pooxa, está perdendo tempo então.. Leia assim que tiver a oportunidade.. Lembre-se de não procurar muitas informações, isso vai ser essencial para o proveito da leitura.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha !
      Abraaço !

      Excluir
  7. Oi Lari! Tudo bem?
    Acho que eu sou a maior exceção quanto o assunto é "Mentirosos". Não gostei de nada nesse livro. A escrita da autora não me cativou e desvendei o mistério antes da hora. Não com todos os detalhes, mas o acontecimento principal. Mas, que bom que você gostou :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara ! Tudo bem sim, e você?
      Pooxa, que pena que tu não gostou, mas acontece kk
      No meu caso eu sou a exceção de "A Culpa é das Estrelas".
      Beeijos

      Excluir
  8. Oi, Lari. Mentirosos é simplesmente cativante. Eu estou encantado com este livro há um bom tempo, mas não peguei-o para leitura ainda. Com uma história cheia de sentimentos e mistérios, Mentirosos tende a conquistar meu coração.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ycaro.
      Sim, completamente cativante.
      Recomendo que pegue-o para ler assim que surgir uma oportunidadezinha, eu gostei muito mesmo e espero que você também goste.
      Beijs

      Excluir
  9. Oie, Lari!!
    Eu vi o teu post da BF e quando vi que disse que ia trazer resenha do livro que para você foi o melhor do ano tive plena certeza que era Mentirosos ahahah. Acho que pelo jeito entusiasmado que comentou ao meu comentário. E no outro dia quando vim aqui vi que foi isso mesmo.
    Eu quero muito ler, mas li algumas resenhas e comentários e talvez eu não me surpreenda tanto com o final porque faço inferências toda hora na leitura, talvez isso seja só um mecanismo que eu criei na minha mente para não criar grandes expectativas com esse livro para gostar tanto como você.
    Porque sei que vou gostar só não sei quanto e não quero me decepcionar.
    Fiquei com medo de ler a sua resenha para não encontrar algumas coisas e deduzir a obra, mas fiquei feliz ao constatar que o que mais você prezou foi isso: não dizer demais para não estragar as surpresas.
    Ótima resenha!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana !
      Sério? kkkkkk poooxa, achei que seria surpresa.
      Poxa, esse é o mal desse livro, se você sabe muito a respeito, talvez não aproveite tanto, fiquei até na dúvida sobre fazer uma resenha ou não, mas tinha que indica-lo.
      Tomei todo cuidado do mundo para não dar nenhum tipo de spoiler na resenha.. Acho que deu certo, haha.
      Se eu fosse você, apressava a leitura e tirava essa curiosidade e dúvida logo kkk
      Espero muito que não se decepcione com ele, pois ele tem de tudo para te surpreender e ser uma ótima leitura.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beeijos !

      Excluir
  10. Eu realmente preciso ler esse livro. Preciso tirar ele da estante e tomar vergonha nessa minha cara.
    Amei sua resenha e fiquei com mais vontade e curiosidade.
    Um beijo
    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila !
      Precisa mesmo ! Tira ele logo da estando e coloca a leitura em prática.
      Espero que goste !
      Fico feliz que tenha gostado da resenha *-*
      Beijo !

      Excluir
  11. Olá Lari
    Tudo bem?
    Isso não se faz mocinha, que resenha espetacular e essa? Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro, mas você me deixou de queixo caido mocinha! E claro que esta incluso da minha lista sem sombra de duvidas, acredito que além do acidente o shok existe outras mentiras que chamam ainda mais a atenção do leitor, gosto de avaliar as situações abordadas no livro isso faz com que o leitor se envolva completamente como foi o seu caso! Simplesmente fantástico! Adoro livros assim e sua resenha está impecável e bem explicadinha.. Adorei *-*
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ingrid ! Tudo bem, e você?
      Aaah, ainda bem que gostou da resenha, fico super feliz !
      Ele com certeza é aquele tipo de livro que prende o leitor com seus acontecimentos
      Leia-o assim que puder, espero que goste tanto quanto eu.
      Beeijos

      Excluir
  12. Oi Lari, seu comentário final me definiu haha, eu tinha interesse de ler esse livro mas fiquei sabendo do final por uma amiga haha. Perdi a vontade de ler por ter descoberto a surpresa rsrs. Concordo com você de que quanto menos se souber do livro, melhor! Amei a sua resenha, percebi que você se surpreendeu bastante com o desfecho da história! Beijos.

    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora !
      Poxa, lamento que tenha descoberto o final antes de ler.. Acho que sei mais ou menos como você se sentiu :/
      Fico feliz que tenha gostado da resenha
      Beijo

      Excluir
  13. Nossa, a história é bem diferente de tudo o que li. Adorei! Vou adicionar a minha lista d desejos para as férias. Amei a resenha, beijos :*

    de-vansouza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa !
      Leia assim que der, espero que goste.
      Beijos

      Excluir
  14. Ooi. Eu A M O esse livro de paixão. Desde a primeira resenha que li eu senti que deveria ler e nunca me arrependi. Achei a história um pouco morna mas valeu a pena, pois o final acabou acabando comigo emocionalmente. Eu nunca esperava por aquilo kk

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil !
      Ele foi para minha lista de favoritos, haha. Concordo que a história foi meio morna, mas o fim... a esse fim valeu por tudo e acabou comigo kkk
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Lari!
    Eu não fiquei tão destruída pelo final de Mentirosos como você e a maioria dos leitores, mas puxa...que surpresa, hein? Eu nunca teria imaginado. Quando terminei, acredita que voltei para a primeira página e li tudo de novo? Juro! Rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana !
      Siiim, eu também jamais teria imaginado esse final. Sério? Juro que me deu essa mesma vontade, por pouco não li td dnv, haha.
      Beijos

      Excluir
  16. Oi Lari!

    Caramba, achei seu blog muito fofo, tanto o theme quanto a você, enfim tudo! Parabéns!

    Eu achei super legal você resenhar esse livro, ouvi falar dele através de uma amiga mas não conhecia a historia e achei incrível, com certeza irei comprar <3
    Vlog ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yasmin !
      Obrigada, flor ! Fico feliz que tenha gostado do blog, seja sempre bem-vinda
      Compre assim que der e leia o mais rapido possivel, espero que goste tanto quanto eu, beijos.

      Excluir