Autor (a): Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344

Sinopse: "Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho."
Quantos sorvetes eu dou: 

Faz um tempo que planejo fazer essa resenha, mas sempre acabo adiando, até que finalmente decidi faze-la.  

Cartas de Amor aos Mortos foi um livro muito prazeroso de ler, o qual ao pensar em sua trama ainda consigo lembrar dos meus sentimentos e reações durante a leitura, isso é algo que sem dúvida alguma aprecio em uma obra, uma leitura marcante faz toda a diferença.

“Quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo.”


Laurel é uma garota doce, que acabou de entrar no ensino médio, verdadeiramente inocente e que se vê perdida diante de uma nova fase de sua vida, não só pelo fato de ter de enfrentar o ensino médio, mas também por possuir traumas e carregar grandes tristezas. Ela recentemente perdeu a irmã mais velha, May, a quem ela glorificava, mas os novos sentimentos de solidão, perca, tristeza e culpa não são os únicos problemas que a jovem precisa enfrentar. Sua mãe decide “dar um tempo” de toda a situação e se muda para a Califórnia, deixando-a sozinha com seu pai.

Acontece que Laurel via sua irmã May como o maior exemplo de sua vida, ela era uma amiga, uma companheira, sua inspiração, sua luz.. Mas, Laurel nunca foi tão brilhante quanto May, vivendo sempre a sombra da irmã, sendo cautelosa e observadora até sua morte, agora Laurel se vê sozinha.

"Sabe quando você acha que conhece alguém? Mais do que qualquer um no mundo? Você sabe que entende a pessoa, porque a enxerga de verdade. E então você tenta se aproximar, e ela… desaparece. Você achava que pertenciam uma à outra. Achava que ela era sua, mas não é. Você quer protegê-la, mas não pode.”

Ao mudar de escola em uma aula de inglês surge a proposta de escrever cartas para seus ídolos já falecidos, logo de cara ela escolhe Kurt Cobain, pois a irmã o adorava, mas antes de entregar o trabalho, Laurel percebe que o que escreveu foi um desabafo tão imenso que acaba não entregando.. Logo acaba acostumando-se a escrever para seus ídolos e de certa forma encontrar uma válvula de escape nesse ato. Entre os ídolos encontramos não só Kurt Cobain, mas também Judy Garland, River Phoenix, Amelia Earhart e Amy Winehouse. Acabamos sabendo um pouco mais sobre a vida dessas celebridades também, e vemos como cada um deles tem a ver com uma parte da vida de Laurel e da história. 

A escrita de Ava Dellaira é bem simples e tocante, podemos sentir a saudade e o sofrimento de Laurel pela falta da irmã, após as primeiras 20 páginas me vi apaixonada por sua escrita e por toda a trama e me envolvia cada vez mais.

"Você pode achar que quer ser salva por outra pessoa, ou que quer muito salvar alguém. Mas ninguém pode salvar ninguém, não de verdade. Não de si mesmo.”

Ao decorrer da história acompanhamos Laurel na escola, vemos ela se apaixonar e aos poucos descobrir quem ela realmente é, libertando-se dos medos e traumas do passado.
Existe todo um mistério ao redor da morte de May, o que me envolveu mais ainda ao decorrer de toda leitura, mas no fim tudo se encaixa perfeitamente e entendemos todos os sentimentos de Laurel e sua dificuldade de seguir em frente com a morte da irmã...

Cartas de amor os mortos não deixa de ser um livro dramático, mas ainda sim consegue ser muito profundo, abordando um tema que não deixa de ser real para muitas pessoas, um livro muito sincero sobre amor, perdas, amadurecimento, com uma narrativa quase poética e cheia de metáforas.



"Você disse que a vida da sua filha seria mais feliz sem você. Posso dizer que você estava errado. É uma desculpa péssima, de alguém que não aguenta estar perto. É uma maneira ruim de se sentir melhor quando você sabe que está abandonando alguém. Alguém que precisa de você."

Algo interessante para notar-se em “Cartas de Amor os Mortos” é a profundidade de cada personagem que foi tão bem construído, o modo como eles são apresentados ao leitor de uma forma simples, mostrando a humanidade de cada um, trazendo uma realidade gigantesca à leitura, todos com suas qualidades, problemas e defeitos assim como qualquer humano.

Em “Cartas de Amor os Mortos” não existe perfeição, existe realidade e é isso que torna o livro tão fascinante e com um final tão chocante e surpreendente.
O desing da capa é tao lindo e delicado que considero um dos mais bonitos da minha estante, haha.

Por fim, gostei muito do livro, me emocionei bastante com o fim e indico à todos. A chegada de dois jovens - o rico e promissor Charles Bingley e seu amigo, o altivo e ainda mais rico Fitzwilliam Darcy - à vila de Longbourn causa um grande alvoroço entre as moças da região. Especialmente na família Bennet, cujas cinco filhas - a bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia - foram criadas com um único propósito na vida - encontrar um bom marido. Tudo que elas desejam são os intermináveis compromissos sociais, bailes e jantares, oportunidades perfeitas para cumprirem seu destino.
A chegada de dois jovens - o rico e promissor Charles Bingley e seu amigo, o altivo e ainda mais rico Fitzwilliam Darcy - à vila de Longbourn causa um grande alvoroço entre as moças da região. Especialmente na família Bennet, cujas cinco filhas - a bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia - foram criadas com um único propósito na vida - encontrar um bom marido. Tudo que elas desejam são os intermináveis compromissos sociais, bailes e jantares, oportunidades perfeitas para cumprirem seu destino.



28 Comentários

  1. Oi
    eu adorei a resenha, eu fiz uma troca esses dias e peguei esse livro, minha próxima leitura vai ser ele.
    a história parece ser muito envolvente e interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise !
      Fico realmente feliz que tenha gostado da resenha, fiz ela de coração ♥
      Espero que goste tanto quanto eu, aproveite bem a leitura
      Beijo

      Excluir
  2. Oi Lari!
    Eu adoro esse livro, ele foi uma leitura bem complicada, porque perdi meu pai, mas foi uma das resenhas que mais gostei de escrever.
    E pelo visto, você se emocionou e gostou como eu. Adorei saber sua opinião.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale !
      Poxa, sinto muito pelo seu pai, imagino o quão delicado foi para você ler esse livro, principalmente por falar sobre perca...
      A história me emocionou muito também kk, depois vou dar uma olhadinha da sua resenha.
      Beijos

      Excluir
  3. Esse é um dos meus livros F-A-V-O-R-I-T-O-S! Achei a história super original, diferente, e me conseguiu prender de uma maneira incrível. Sem falar "a trilha sonora", que é perfeita. Amei sua resenha. O livro é emocionante mesmo. Beijão :*

    http://de-vansouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van !
      Fico feliz que tenha gostado da resenha ♥
      Esse livro é realmente muito bom !
      Beijos

      Excluir
  4. Muito boa esse resenha, o livro parece ser incrível e contagiar o publico.
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/ << Sorteio no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michael !
      Que bom que gostou da resenha !
      O livro é realmente muito bom, leia se tiver oportunidade
      Bj

      Excluir
  5. Oii Lari, tudo bom? A quanto tempo heim?
    Nunca senti curiosidade em ler Carta de Amor aos Mortos porque sempre imaginei que a história estivesse mais para um livro de autoajuda e não gosto muito de livros assim, mas lendo a sua resenha percebo que vai muito além disso e fiquei bem interessada no enredo e no sofrimento da Laurel. Amei sua resenha, ela é contagiante <3
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani ! Um tempinho mesmo kkk
      Poxa, a maioria das pessoas quando leem o titulo do livro e veem que existe "morte" e "perda" relacionado a história imaginam que é um livro espirita ou de auto-ajuda (mas acho que esse não foi seu caso), mas o livro é bem mais que isso, vai muito além.
      Espero que você possa ler e desfrutar dos mesmos sentimentos que eu.
      Fico feliz que tenha gostado, beijos

      Excluir
  6. Oi Lari,
    Eu também lembro perfeitamente do que senti com a leitura desse livro. Sem dúvidas isso é incrível!
    O mistério que predominava a morte da May me envolveu demais também. E terminei minha leitura indicando para todo mundo ♥
    Beijos, Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris !
      Acho que é impossivel ler e não se envolver com a história e com o mistério que predomina a morte de May, eu mesma acabei criando várias teorias até mesmo relacionadas aos artistas que Laurel escrevia kk
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Lari. Cartas de Amor os Mortos me interessa há muito tempo, toda esta história de morte com um leve suspense me leva a pensar em mil possibilidades sobre os motivos e o final da história. Quero muito ler! PS. Soube que ele é comparado a As Vantagens de Ser Invisível.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ycaro !
      Indico muito esse livro, leia assim que puder, ok ?
      Ele pode ser muuito facilmente comparado a "As Vantagens de Ser Invisível" sim, haha. Eu acabei de fazer uma resenha sobre ele, e fiz um leve comentário sobre isso lá, depois vou postar.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, Larissa! Tudo bem?

    Gostei demais de sua resenha. Parabéns!
    Quero ler este livro, mas minha prateleira está bombando de livros para ler... mas inda irei ler, com certeza!

    Beijos!
    Participe do sorteio #SomosTodosIguais no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel ! Tudo bem, e você ?
      Obrigada ! Fico feliz que tenha gostado.
      Sei exatamente como é, tenho muitos livros aqui na prateleira e a listinha não para de crescer.
      Espero que goste, leia assim que puder.
      Beijos

      Excluir
  9. Olá!

    Esse livro é tão famoso! Sempre vejo em destaque nas livrarias e tenho muitas amigas que recomendaram, vou adicionar na minha lista do Natal!

    Beijos,
    http://www.whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara !
      Ele é bem famoso msm, super bem recomendado por quem leu, ainda não vi ninguém fazendo criticas negativas..
      Recomendo que compre mesmo, haha, mesmo sendo suspeitissima para falar ou recomendar algo.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi ...
    Já era louca para ler esse livro , maaas , depois dessa resenha preciso dele imediatamente ! Acho a premissa dele incrível :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane !
      Haha, ele é muito bom mesmo!
      Fiquei exatamente como você quando li algumas resenhas dele..
      Leia assim que puder, espero que goste.
      Beijos

      Excluir
  11. Ooi! Nossa, esse livro foi lançado há mais de um ano e a galera ainda fala dele. Li resenhas negativas e positivas, mas a sua foi a primeira que disse que os personagens são bem construídos e tal :3
    A premissa dele eu não acho muito interessante, mas acredito que a história é boa.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil !
      Ele foi lançado tem um tempinho mesmo, eu mesma li já tem quase um ano e só vim postar resenha agora, haha. Mas nunca é tarde para se fazer uma resenha de algo que gostamos.
      Pena que não ache a premissa muito interessante, bom, quem sabe vc não tenha a oportunidade de ler algum dia.
      Fica ai a dica msm assim
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, Lari! Tudo bem? Adoro a capa e a premissa desse livro! Algo me diz que se lê-lo, vou amá-lo! :) Adorei a resenha, ela ficou ótima! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony ! Tudo bem, e você?
      Essa capa é sensacional ! Uma das mais bonitas da minha estante ♥
      Se algum dia tiver a oportunidade de lê-lo, espero que goste tanto quanto eu
      Beijos

      Excluir
  13. Oi, Lari! Esse livro é um dos meus amorzinhos <3
    Foi uma historia muito boa e a Laurel é uma personagem incrível! Amei sua resenha!
    Beijos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline !
      Ele também é um dos meus, amei demais a história ♥
      Fico feliz que tenha gostado
      Beijos!

      Excluir
  14. Heey!
    Esse livro está na minha lista de desejados há algum tempo e pelo visto eu vou amar essa escrita repleta de metáforas ♥♥♥
    Abraços!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme !
      Poxa, tente colocar a leitura dele em ação assim que puder. É um livro incrível ! Espero que goste ♥
      Abraços !

      Excluir