Titulo: Anjos e Demonios
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Páginas:  464
Sinopse: Antes de decifrar O código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano.
Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade que ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal.

Quantos sorvetes eu dou:  



Ação. Emoção. Suspense. Mistério. Drama. Romance. Traição. Conspiração. Religião.
Essas são algumas das palavras que passaram na minha mente ao terminar de ler Anjos e Demônios.
Confesso que quando iniciei a leitura não tinha fortes expectativas, não tinha ouvido nenhum comentário sobre o livro, e nem procurado nada a respeito. Já tinha ouvido comentários positivos sobre o filme, mas nunca tinha assistido.

Sem expectativas e sem saber nada sobre o livro (a não ser que o escritor era o mesmo de O Código Da Vinci, que eu já tinha assistido o filme e achado muito bom.) eu iniciei a leitura, e confesso que as primeiras 100 páginas foram um pouco entediantes: Um assassinato de um físico renomado (Leonardo Vetra), aparentemente morto por uma sociedade secreta que até então todos acreditavam estar extinta há 400 anos.  Um protagonista (Robert Langdon) chato e aparentemente medroso. Até então a leitura não ia muito além disso.

"A ciência e a religião não estão em desacordo. A ciência é simplesmente jovem demais para entender.”

Mas o que aconteceu, foi que depois dessas primeiras páginas, fatos e descobertas intrigantes e inesperadas começaram a acontecer uma atrás da outra, tornando a leitura cada vez mais interessante, de uma forma que me prendia pelos acontecimentos surpreendentes e revelações que foram feitas ao decorrer do livro, os personagens ganharam proporções maiores ao decorrer da leitura e fatos do passado de alguns personagens foram sendo revelados aos poucos, o que me fez criar uma espécie de laço e afeto por cada um, sinceramente, sentia falta de saber algo sobre o passado dos personagens.

Robert Langdon é apenas um professor de simbologia e não tem experiências com investigações ou resoluções de casos (por exemplo, Sherlock Holmes). Robert acabou se tornando um personagem amável e surpreendentemente inteligente, com todo um charme claustrofóbico e medroso.

Vittoria Vetra, a filha de Leonardo Vetra, se mostrou uma personagem de fibra ao lidar com as situações que se desencadearam após a morte recente de seu pai, uma personagem corajosa, valente... Acredito que a personagem completa Robert Langdon de uma forma necessária, sem sua coragem e valentia, talvez Robert não tivesse feito algumas coisas cruciais ao desenvolvimento da história.

Sinceramente, eu não esperava por duas coisas lendo esse livro;
Um desfecho como o que Dan Brown apresentou nessa obra. Como em todos os outros livros que contem assassinatos, eu fiquei tentando ligar os pontos e descobrir quem era o assassino, quem estava por trás de tudo. Mas, confesso que me senti traída por minhas próprias intuições pensando que já sabia o desfecho da história, que tinha ligado os pontos, suspeitas e decifrado o x da questão. E no fim acabei me deparando com um desfecho totalmente contrário do esperado, uma reviravolta impressionante.

Ler as 4 páginas mais bem escritas da minha vida como leitora, não em questão de descrição, ação, fantasia, mas, uma critica ao que vivemos atualmente, nossos costumes nossa visão a respeito de religiosidade, todo o atual ceticismo humano.  Foram 4 páginas que não só fizeram parte da trama, mas que me fizeram pensar e refletir sobre os costumes atuais da sociedade humana.   O que foi mais interessante, é que essas 4 páginas, compõem um único pronunciamento de um personagem importante, o carmelengo (o camareiro do Papa, que conforme as regras, fica responsável do gerenciamento do Vaticano, até que seja feita uma nova eleição.), que declara publicamente a guerra que o Vaticano trava contra os Illuminatis.  

“Somos uma espécie despedaçada e frenética, seguindo um caminho que leva à destruição”  

E quem nunca ouviu falar sobre os Illuminatis, sobre teorias de conspiração ou até mesmo sobre a Nova Ordem Mundial? Os mitos sobre a existência dos Illuminatis e fatos conspiratórios são abordados na trama de uma forma inimaginável e muito ampla, como nunca tinha visto até então.

Resumindo, mesmo eu não tendo expectativas sobre o livro, acabei me maravilhando com a leitura, me surpreendi  com a forma que os fatos históricos são demonstrados e interligados um ao outro de uma forma lógica, o conhecimento amplo dos personagens, a critica que o autor por intermédio da trama, faz a religião e a forma como vivemos e olhamos o aspecto religão x ciência.

Foi uma leitura um pouco pesada, pelo tamanho de informações e descrições históricas, mas prazerosa e envolvente. 

Com certeza entrou para a lista de favoritos, com direito a sorvete e tudo.
Superindico a todos. 


9 Comentários

  1. Caramba, esse livro parece ser muito bom!

    Preciso ler <3

    Parabéns pela resenha, muito boa!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. E ele é mesmo Nazare *-*
    Fico feliz que tenha gostado, beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari!
    Ainda não li nenhum livro do Dan Brown e parece que estou perdendo ótimas leituras, né?! Várias pessoas me indicam os livros do autor e garantem que vou gostar, só falta eu criar vergonha na cara e me aventurar com um deles!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelly
      Eu li apenas esse, mas a grande maioria das pessoas que leem Dan Brown acabam gostando. kkk
      Leia assim que tiver oportunidade, espero que goste. BJ

      Excluir
  4. Oi flor, tudo bem ???
    Tenho que confessar que nunca li nada do Dan Brown, mas já vi diversos comentários positivos sobre os livros do autor, dizem que ele manda muito bem, e por ter gostado muito, muito mesmo dos filmes eu acredito que adoraria os livros !!!
    Fiquei super feliz por saber que você curtiu a leitura, e mais ainda por saber que mesmo não tendo expectativas o livro te surpreendeu !!! Agora só me resta ler também !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ryoko
      Ele manda muito bem mesmo, as reviravoltas desse livro são impressionantes !
      Espero que possa ler Dan Brown algum dia, beijos.

      Excluir
  5. Oie,
    Anjos e Demonios foi meu primeiro contato com Dan Brown, e confesso que sou suspeita para falar sobre esse livro, já que, de todos que eu li do autor, esse é meu favorito.

    Gostei muito da sua resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Juh !
      Esse livro é mto bom mesmo, tenho outros livros do autor aqui em casa, só falta a oportunidade para ler msm kkk
      Fico feliz que tenha gostado, beijo.

      Excluir
  6. Manooo esse livro! Esse livro! Foi o primeiro livro que eu li da nova "era."
    Tipo foi ele quem me despertou interesse em procurar historias assim, pra mim ele é o mais top, meu carinho com ele é especial.
    bjos LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir