Título: Apenas um Dia
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 386
Sinopse: "A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro… Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos. "               
                                                        


       Quantos sorvetes eu dou:                                            

Primeiramente, Gayle Forman, se estiver lendo isto, por favor não termine seus livros assim.. Desse jeito bruto (mds, que raiva que eu fiquei kk), do nada. Isso faz seus leitores ficarem a ponto de ter um ataque. Mas saiba que mais uma vez você se superou e criou outra obra prima !


Apenas um dia não é tão óbvio quanto parece ser, na verdade é totalmente ao contrário. Quando lemos o título de primeira viagem, sem nada saber sobre a história, pensamos que o livro todo se passa em apenas um dia, como o título sugere, mas não é bem assim (ahá, pegadinha da Forman), o livro é dividido em duas partes, “ Um dia”, que relata as aventuras de Allyson e Willem em Paris. E “Um ano”, que se passa um mês depois desse um dia em Paris e conta a trajetória de Allyson durante um ano. E é exatamente essa divisão que eu considerei o divisor de aguas, não só literalmente, falando da história sendo dividida em si, mas da vida da Allyson, sendo marcada pelo dia que passou em Paris. Como um antes e depois (juura ? No me diga!)  

"Posso ter apenas 18 anos, mas já me parece bem óbvio que o mundo está dividido em dois grupos: o dos que fazem e o dos que observam. As pessoas com as quais as coisas acontecem e o restante de nós, que meio que se arrasta sobre as coisas. As Lulus e as Allysons."


Allyson é aquele tipo de garota que tem tudo esquematizado, e não sai um dedo fora do trilho. Não se arrisca, não faz as coisas sem pensar ou planejar primeiro, não bebe, não vai a festas... Exatamente como é descrita na sinopse do livro.  Além disso, tem uma mãe, que sinceramente, me tirou do sério o livro inteiro, sendo super controladora em TODOS os momentos.

Reunindo esses fatos, quando Allyson aceita ir a Paris com Willem, ela se vê livre de tudo isso, de tudo que sempre foi planejado, de sua mãe, de todas as regras que sempre seguiu, e assim, sobre o personagem de Lulu (apelido que Willem dá para ela) ela consegue se libertar, e viver um dia seguindo o acaso, assim, acaba descobrindo uma parte de si mesma que até então pensava não existir.

Uma das coisas que mais me incomodou no livro (além da mãe da Allyson, querendo controlar tudo o tempo todo), foi a incógnita “Quem é Willem afinal?” que surgiu várias vezes durante a leitura na minha mente...  Willem é o personagem mais misterioso e de diversas interpretações que eu já vi, eu não consegui saber quem exatamente ele era, e o que ele queria, e isso me incomodou tanto, que fiquei frustrada, mas acho que era exatamente isso que a minha querida Gayle Formam queria... (pegadinha da Forman, again)

“Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia.”


Em apenas um dia Allyson e Willem descobrem mais sobre si mesmos, sobre os valores da vida e principalmente sobre o amor.  Mas, eu me pergunto, será que em apenas um dia, um único dia, o rumo de sua vida pode mudar ? Em um único dia você pode se apaixonar ? É possível que em 24 horas você possa descobrir uma faceta sua que nunca pensou existir ? Será que você pode ser quem sempre quis ser ? Confesso que creditar nessas coisas foi o mais difícil em toda a leitura, porque para mim parece impossível de acontecer.

O mais impressionante e importante do livro é a fase de amadurecimento de Allyson, o que ela tem que enfrentar para de fato amadurecer, e não só apenas sair do controle de sua mãe ditadora, mas também de descobrir quem ela realmente é e seguir o que o seu coração dizia (finalmente! ).. Seus medos e inseguranças me irritaram um pouco ao decorrer da leitura, mas no fim, percebi que tudo foi importante para todo o processo de “libertação-amadurecimento” da personagem.  E sim, acabei me identificando muito com ela. (♥)

“As vezes, só se pode sentir algo quando se perde. Pelo espaço vazio deixado para trás.”


Uma história envolvente, profunda, misteriosa e com reviravoltas surpreendentes. Tratando de amadurecimento, drama familiar, confrontos, amor e descobertas pessoais, Apenas um Dia me surpreendeu facilmente e de fato me encantou. 

Confesso que estou louca para ler "Apenas um Ano", que é escrito do ponto de vista de Willem, e sério, duvido alguém ler e não sentir a necessidade de saber o que Willem pensa, por diversos motivos.




4 Comentários

  1. Quero muito ler esse livro . Eu adoro a escrita da Gayle ...
    Parabéns pelo blog ! Que você consiga muitos frutos com ele :)
    Sucesso pra você ...
    Já estou seguindo ! SDV ?

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane ! Eu também adoro a escrita da Gayle *-* leia quando tiver oportunidade, é muito bom . Obrigada *-* desejo o mesmo para ti. Agradeço infinitamente pelo comentário :* beijinho

      Excluir
  2. Eu li se eu ficar e acabei não gostando tanto assim. Eu vi bastante gente falando bem desse novo livro então fiquei curiosa. Acho que vou dar uma nova chance para a autora. Pelo jeito ela gosta de falar sobre assuntos sério, né? Gosto bastante de livros assim mas espero que não seja tão meloso, haha. :P

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ! Bem, esse é diferente de Se eu ficar, mas dos três livros que li dela, particularmente prefiro Para onde ela foi kkk. Tente dar mais uma chance sim, talvez você goste.. Ouvi pessoas que leram Se eu ficar e gostaram mais do Para onde ela foi, não sei, mas tente, vai que tu gosta :D
      Beijinho, obrigada pelo comentário

      Excluir