Titulo: A Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutemberg
Páginas: 272
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

Quantos sorvetes eu dou: 



Se você está em buscando um romance, talvez alguma aventura, devo avisar que não achará neste livro.  Aqui é mostrada uma realidade brutal e cruel, Jennifer Brown nos dá alguns bons tapas na cara ao abordar um tema bem delicado, que atualmente perdeu o significado: o Bullying.
Quando digo que o bullying perdeu o significado, quero dizer que esse termo hoje em dia é usado em situações que não chegam nem perto de ser verdadeiramente um bullying. Mas Valerie e seu namorado Nick conhecem muito bem esse termo, e o sentem na pele ao serem perseguidos todos os dias.
O que era para ser uma brincadeira, vira então algo bem sério, e vai muito além. Valerie mostra a Nick a Lista Negra, um caderno onde anota o nome das pessoas que odeia. Mas o que Valerie não percebe é que Nick levou a ideia no sentido literal e que ao responder a pergunta de Nick dizendo que queria as pessoas da lista mortas estava selando seu destino.
Acontece que certo dia Nick aparece armado no colégio e decide matar todas as pessoas mencionadas na lista, eis que começa uma verdadeira chacina no Colégio Garvin, e Valerie ao ver Nick atirando nas pessoas tenta impedi-lo, mas é ferida. Quando Nick vê que atirou na própria namorada, se mata.  (isso não é spoiler ok ? acontece nos primeiros momentos do livro e a trama é toda construída em cima disso).

"E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava"



A história gira em torno de Valerie e todo o processo de recuperação, como ela se sente ao ser acusada de estar envolvida nos planos de Nick, como ela lida com a imprensa e as acusações da policia.  E principalmente quando ela volta para a escola e tem de lidar todos os dias com as pessoas da escola Garvin.
O livro é divido e alterna passado e presente, fazendo com que o leitor conheça um pouco mais sobre a relação de Valerie e Nick, o que nos ajuda a entender melhor como tudo aconteceu.
Confesso que tinha enormes expectativas sobre o livro, e acho que foi exatamente isso que me fez não gostar tanto do livro no começo.  Acabei perdendo-me nos pensamentos e descrições da narrativa de Valerie e só fui encontrar-me novamente nas ultimas páginas do livro (que valeram por ele todo).


A trama vai muito além do bullying, aborda muito bem o tema, mas nos mostra também o perdão, o amor, a amizade, a vontade de recomeçar, problemas familiares e os sentimentos de uma pessoa que tem que lidar com julgamentos a todo momento.

"Ficamos em silêncio por um minuto. Não sei o que o Nick estava pensando. Na hora, achei que o silêncio dele era algum tipo de acordo sem palavras comigo, como se estivéssemos falando ao mesmo tempo por meio de ondas mentais. Mas, hoje, sei que era apenas uma daquelas "inferências" sobre as quais o doutor Hietler sempre falava. As pessoas fazem isso o tempo todo - acham que "sabem" o que está se passando na cabeça de alguém. Isso é impossível. É um erro achar isso. Um erro muito grande. Um erro que, se você não tiver cuidado, pode arruinar sua vida."



Foi uma ótima leitura, não superou todas as minhas expectativas fantasiosas, mas de fato foi algo que valeu muito a pena, que me fez refletir sobre alguns momentos da minha vida.
Com diálogos tensos e questões reflexivas e construtivas, a autora soube trabalhar muito bem em seus personagens e na forma como desenvolveu a trama, mas confesso que senti falta de saber o ponto de vista de Nick, para poder saber e entender o motivo de tudo o que ele fez.
Gostei bastante do livro e da forma realística que ele abordou um tema tão delicado, recomendo a todos que queiram refletir um pouco sobre o assunto e também sobre a vida. 


14 Comentários

  1. Oii! Sempre vejo esse livro por aí. Tenho um pouco de vontade de ler.
    Gostei muito da resenha e do tema tratado no livro. Espero poder ler em breve.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markus ! Leia assim que puder. É um livro bem chocante e interessante exatamente pelo tema abordado. Fico feliz que tenha gostado !
      Beijos

      Excluir
  2. Oii!
    Concordo com você que o termo 'bullying' é, geralmente, usado em situações que não existem. Nunca li esse livro, mas se nós formos olhar as estatísticas vamos ver que a maioria das pessoas que chegam com armas, bombas, entre outras coisas em um escola e fazem uma chacina são, quase sempre, pessoas que foram vítimas do bullying no passado, como naquele caso que aconteceu no RJ mesmo. E, isso é muito triste, não é defendendo essas pessoas, mas ao ver isso notamos que nós fazemos nossos próprios algozes.
    Aliás, resenha muito boa, viu? Tá de parabéns!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Dani. Infelizmente é isso mesmo o que acontece. Já li algo falando que o bullying é feito por 3 pessoas, o agressor, a vitima e a platéia, que fica vendo tudo e mesmo assim simplesmente permite que aconteça. Mas, nós sabemos que vai muito além disso. O bullying é uma prisão.. Eu espero que algum dia esses eventos possam deixar de existir e que todos possam ser livres e viver da forma que achar melhor sem correr o risco de ser perseguido por ser quem é.
      Obrigada !

      Excluir
  3. Oiii :)
    Sinceramente eu PIREEI COM ESSA RESENHA QUERO LER ESSE LIVRO LOGO *O* ainda mais porque eu já sofri bullying e sei que vou me identificar com os personagens,
    A palavra "Bullying" realmente perdeu o significado :/ eu falo abertamente que já sofri bullying e muitas vezes o povo pensa que é algo bem mais superficial do que realmente é, já até falei sobre isso no meu blog e quando eu divulguei o post fui MUITO criticada, fora as piadas que fazem com a Demi Lovato só porque ela ficou com depressão pós-bullying
    Eu nunca fiz uma lista, mas já tive um diário com os meus 11 anos em que eu citava alguns nomes

    Até loogo :)
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi !
      KK Fico muuuito feliz que tenha gostado *-*
      Eu já cheguei a sofrer bullying em uma época da minha vida, e sei exatamente como é. Muitas pessoas acham que é simplesmente drama, mas nós que sentimos sabemos que não é.
      Eu tbm nunca tive uma lista kk acho que nunca pensei em algo do tipo, mas falava a respeito das pessoas no meu diário.
      Não ligue para as críticas ok?
      Beeijos

      Excluir
  4. Oii, tudo bem???
    Já tinha vontade de ler este livro, depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler. O assunto é super batido no meio literário, mas este pelo visto, tem seu diferencial. já quero <3
    Mas acho que assim como você também vou sentir falta da narrativa do menino. mas parando para pensar, o que ele sofria e via a pessoa que amava sofrendo já é motivo suficiente para começar a pirar. beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, acho que todos sentem falta da narrativa do Nick. Deve ser bem perturbante passar por tudo isso e ainda ver as pessoas que você ama sofrer e não poder fazer nada.
      Leia assim que puder, espero que goste !
      Beijo

      Excluir
  5. Oi Lari, amei a resenha, estou com esse livro aqui na estante, mas infelizmente sem tempo para ler :( , agora depois de ler sua resenha to quase pegando ele, mas a listinha de coisas para fazer está realmente enorme haha. Beijos e parabéns pelo blog.
    missliterary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Lari, que bom que gostou da resenha ! Poxa, eu sei como é essa coisa de tempo x coisinhas x leitura.. Tenho que me desdobrar para conseguir encaixar tudo, mas no fim a leitura sempre acaba ficando.. :( espero dar um jeito nisso.
      Mas enfim.. Leia assim que tiver um tempinho, vale a pena.
      Beijos e obrigada.

      Excluir
  6. Olá Lari, tudo bem?
    Adorei a resenha, muito bem explicada, adorei a imagem que você colocou com o título do livro <3
    O livro parece ser muito bacana, gosto de livros desse tipo, parece que ele entrará na minha lista, não na lista negra rsrsrs, parabéns pelo blog, está lindo :)
    Beijão
    www.olivroemquehabito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, tudo ótimo !
      Que bom que gostou *--* É um ótimo livro ! kkkkkk ainda bem que não entrará na sua lista negra. Leia assim que puder, ok ?
      Obrigadaa ♥
      Beijoo

      Excluir
  7. Oiee
    Mannn
    Parece muitooo bomm. Gosteii muito do tema, pois tem haver com temas que me interessam pakas ;p
    Fiquei ansiosa para ler
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou Àgatha . Leia quando puder, espero que goste ^^
      Beijos

      Excluir