Titulo: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca

Sinopse:Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. 


Quantos sorvetes eu dou: 

Quando comprei o livro Como eu era antes de você, confesso que não tinha nenhuma expectativa ou opinião formada sobre o que esperar exatamente da leitura, não tinha feito grandes pesquisas sobre. Tinha visto apenas algumas pessoas fazerem comentários positivos a respeito, mas nada além disso. Resumindo: Foi o melhor tiro às cegas já dado na história !
Sério, acho que eu nunca acertei tanto em um livro, por dois simples motivos: 1. Enredo incrível e marcante. 2. Abordar assuntos importantes para minha profissão.


 “ (...)Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.” 

Quando comecei a ler de cara achei que não seria um bom livro (mais um romance maçante...), mas logo vi que estava lindamente enganada (ainda bem). Como eu era antes de você mostrou ser um livro extraordinário, com personagens reais. Sim ! Reais no sentido de passarem aflições, angustias, apertos, por terem medos, desejos, ambições e sentimentos reais, como eu e você. Foram poucos os livros que li e tive o privilégio de sentir isso, o realismo. Não só dos personagens, mas de todo o enredo. (um beijo tia Jojo ;* merece um sorvete infinito de presente).
Louisa, como vocês puderam ver na sinopse (quem leu), é uma mulher de 26 anos, sem ambições, e que simplesmente quer deixar as coisas do jeito que estão, mas quando se vê sem emprego e com a necessidade de ajudar seus pais ela aceita o emprego mais improvável de todos (pelo menos para alguém como Louisa), cuidar de um tetraplégico por seis meses. E é esse período de seis meses que Lou acaba usando como motivação. 


“ – Fale com ele, pelo amor de Deus. Claro que ele se sente infeliz. Está preso a uma maldita cadeira de rodas. E você certamente está sendo inútil. Apenas fale com ele. Conheça-o. Qual a pior coisa que pode acontecer?” 

Quando conheci Will (no primeiro dia de trabalho de Lou), de cara vi que ele seria um personagem incrível, apenas pelo jeito inusitado de receber a nova cuidadora. Will é super sarcástico, mal-humorado e não faz questão alguma da presença de Lou. 
Logo Louisa percebe que Will não gosta de sua presença, e que faz questão de fazer que todo contato com ela seja de alguma forma desagradável. Mas apesar de tudo, Lou não desiste do emprego e aos poucos começa a ganhar espaço (tratando Will do mesmo jeito que ele a tratava, com sarcasmo e grosseria).
Entendam que, Will era um advogado respeitado, que gostava de viajar e praticar esportes radicais com sua ex-noiva em seu tempo livre. Mas, após sofrer um acidente, Will se vê preso a uma cadeira de rodas, tornando-se uma pessoa amarga, infeliz e mal-humorada, que simplesmente não aceita sua atual condição, que não liga para nada, nem se importa de fato com alguém, e que já desistiu de viver ( é exatamente esse o ponto chave do livro, mas não irei cita-lo pois seria um enooorme spoiler).


“E sabe o quê? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado coma possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim.” 

O livro mostra como as pessoas lidam com a tetraplegia, principalmente o quanto são preconceituosas ou como simplesmente não tem informações suficientes e não sabem lidar com alguém tetraplégico. Mostra também um pouco mais sobre os tetraplégicos, as dificuldades, as necessidades, sentimentos, frustrações e assim podemos entender pelo menos a ponta do iceberg dos sentimentos de Will, e não só de Will, mas de qualquer pessoa que passe pela mesma situação. 



Mas não é apenas o personagem de Will que nos tras alguma reflexão. Lou aos poucos mostra ser uma personagem bem profunda, que é incompreendida por muitos, mas aos poucos vamos entendendo seus motivos. E algumas situações nos fazem refletir sobre a nossa própria vida, acima de tudo, questionamos: “E se fosse comigo ?” passamos a nos colocar na pele de Louisa, questionando nossas próprias ações e reações. 


 “Alguns erros... Apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é.”

Como eu era antes é um romance que passa por todos os estigmas e sem dúvida alguma não está classificado como “mais um romance estereotipado”, é algo totalmente diferente do que eu já li, e me conquistou profundamente, mostrando a pureza, o amor, as dificuldades, os medos.. Como disse anteriormente, é algo muito real.
Confesso que chorei horrores com o final, e enfrentei uma ressaca literária gigantesca por ter me apegado muito aos personagens e simplesmente não conseguir aceitar o final. (isso não é algo negativo, ok ?)


 “Reparei que ele parecia determinado a não lembrar em nada com o homem que tinha sido; (...). Seus olhos cinzentos tinham marcas de cansaço, ou de desconforto que ele sentia o tempo todo (...). Eles levavam o olhar vazio de alguém que está sempre alguns passos afastado do mundo a seu redor. Às vezes, eu me perguntava se aquilo não era um mecanismo de defesa de Will, já que a única maneira que encontrou de lidar com sua vida foi fingir que não era com ele que aquelas coisas estavam acontecendo.” 

Amei Louisa, amei Will, amei o livro, cada silaba dele, e odiei Jojo Moyes por ter criado algo que mexesse tanto comigo, mas ainda sim a amo por ter criado algo tão incrível ! Acabei criando uma nova versão do livro, que seria mais ou menos “Como eu era antes de ler como eu era antes de você” (? Vai entender kkk) 
Se você ainda não leu. Leia. Se já leu. Releia. Simples assim kk

E o grande sorvete de tudo é que ainda por cima vamos poder assistir a adaptação nos cinemas em 2016, os atores escalados são: Emilia Clark (a nossa diva Daenerys Targaryen da série Game of Thrones), como Louisa Clark  e Sam Claflin(o lindo do Finnick Odair de Jogos Vorazes), como Will Traynor.
 Sam-Claflin-Emilia-Clark-Me-Before-You


20 Comentários

  1. Esse livro destruiu completamente, haha. Adoro a escrita da Jojo, ela sempre consegue arrancar uma pedaço do nosso coração quando encerra um livro. Também refleti muito com a história e estou louca para o filme ser lançado, já estou me preparando emocionalmente! Ótima resenha! Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, esse foi o único livro que li da Jojo, mas pretendo ler os outros logo, logo. Poxa, estou me preparando também kk esse eu faço questão de ir na estréia. Que só ver.. Eu, linda, diva e maravilhosa chorando horrores no cinema kkkk
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado ! Beeijos :*

      Excluir
  2. Oiii ^__^ Demorei mas cheguei >__<
    O novo visu do blog tá liiindo (。♥‿♥。) adorei a imagem do titulo do blog e a do seu perfil, vc é linda, pare com isso pq está me incomodando u__u
    Nunca li esse livro e do jeito que eu sou vou acabar só vendo o filme (ainda mais pq é com a Emilia Clark) pq tenho preguiça ahushaus na verdade eu tou cheeia de livro do Assassin's Creed que eu comprei e falta eu ler ainda, mas são ótimos *---*
    A Emilia Clark fica beeem mais bonita morena, ela fica tão diferente né, os olhos ficam mais bonitos
    Queria escrever um comentário intelectual sobre livros mas sou incapaz disso xDD

    Até^__^ /
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada ! Fico muito feliz que tenha gostado do novo visu, e obrigada pelo elogio :*
      KKK Se tiver a oportunidade leia, é um ótimo livro. Mas não perca o filme hein, a Emilia é diva demais, acho ela mais bonita morena também, E você não é incapaz nada, amei seu comentário ♥
      Beijão :*

      Excluir
  3. Eu já li esse livro e adorei, acho que sua resenha retratou tudo o que senti e um pouco mais ao ler esse livro tão lindo. No final eu fiquei inconformada também, mas ao mesmo tempo eu consegui entender as motivações dos dois e, sinceramente, não consigo culpar Will por suas escolhas porque não sei se pensaria diferente dele se estivesse na mesma situação.
    Parece que vai ter uma continuação do livro também After You, já estou louca pra saber o que aconteceu com a Lou ♥
    Amei, amei, amie a resenha *-*
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, fico feliz que tenha gostado da resenha *--*. Realmente, eu não consigo culpar Will por suas escolhas, fico pensando o que faria se fosse comigo, e não chego a conclusões muito positivas.
      Siim ! Eu fiquei sabendo, alias, esqueci de colocar no post. kk Também quero muito saber, já estou me preparando para chorar dnv porque vai ser very triste (ctz) .
      Beeijo

      Excluir
  4. Oi ...
    A sua resenha me super animou a ler !
    Nunca li nada da autora , mas acho que estou prestes a mudar isso :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn fico super feliz que a resenha tenha lhe causado esse efeito ! Esse foi o único livro que li da autora, mas sempre vejo comentários maravilhosos a respeito de outros.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Tenho medo de ler esse livro...kkkkkk... mas amei sua resenha!
    Beijos!

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha ! Acho que entendo porque, mas não fique com esse medo não.. Se te interessa, arrisque e leia. Eu também tinha medo (principalmente de ler o tão esperado final) e por isso atrasei o máximo possível a leitura kkk, mas valeu muito a pena. Obrigada, fico feliz que tenha gostado ♥

      Excluir
  6. Oi, Lari! Tudo bem? Adorei a resenha! "Como Eu Era Antes De Você" é um livro que tenho bastante curiosidade de ler. Sempre leio comentários bem positivos para a obra e essa capa é maravilhosa! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony ! Tudo sim, e você? Fico feliz que tenha gostado *-* Leia assim que tiver a oportunidade, é maravilhoso ♥
      Abraço

      Excluir
  7. Oláá!
    Estou fugindo de finais tristes, haha, por isso não leio esse livro.
    Amei a resenha. Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, sério ? Mas acho que mesmo assim vale a pena kkk. Se por acaso mudar de opinião, leia.
      Beijo

      Excluir
  8. Oii
    Não vejo a hora do filme sair. Amei muito esse livro e quero ler outros da autora. Ela me conquistou com a escrita fluida dela e amei cada personagem desse livro.
    Beeijos!!


    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem ansiosa também ! Esse livro é sensacional em todos os aspectos ♥

      Excluir
  9. Oi, Lari!
    Estou louca pra ler esse livro. Ainda mais agora que vai virar filme. Quero ler antes da estréia.
    Só vejo comentários positivos. E o que mais me chama atenção é exatamente o realismo de tudo.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim ! O bom é sempre lermos antes da estréia né? Ele é muito realista mesmo e super tocante ! Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
      Beijos

      Excluir
  10. Já tinha visto o livro, mas nunca imaginei que a história fosse assim. Agora, fiquei com uma pitada de vontade de lê-lo. Ah, a capa é linda!!!

    Abraço!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia assim que puder Sávio, não irá se arrepender !
      Abraço !

      Excluir