Título: O Hobbit 
Autor: J.R.R. Tolkien 
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 328 
Sinopse : Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além se sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão! 


Quantos sorvetes eu dou:
"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo, tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto."

Posso dizer que nunca tive muito contato com as obras de J.R.R Tolkien, lembro de ter tentado ler o Volume Único de Senhor dos Anéis quando tinha uns 10 ou 11 anos, mas logo desisti por ser uma leitura extremamente detalhada e um pouco parada (hoje penso que talvez não estivesse preparada para tal leitura). A coisa é que, alguns dias atrás eu cismei que tinha que ler O Hobbit (não me pergunte porque), e em uma promoção do divisíssimo Submarino (que me levará a falência) acabei comprando kk.
No começo, admito que não esperava muito, não tinha assistido as adaptações e nem lido nada a respeito (procurei e achei pouquíssimas resenhas).. Mas quando o livro chegou... Foi amor à primeira vista. 


 “Se mais pessoas valorizassem o lar mais do que o ouro, o mundo seria um lugar melhor.”

Apesar de ser uma história criada primeiramente para o público infantil, O Hobbit acaba sendo uma ótima leitura, colocando a questão da idade de lado e dando lugar apenas a imaginação de cada leitor, pois em um livro de fantasia, o principal fator (mais do que em qualquer outro gênero) é como o leitor consegue enxergar o ambiente, os personagens e sentir o enredo da história como se participasse dela. Foi exatamente por isso que simplesmente me encantei com o universo fantástico de O Hobbit que se passa na Terra-Média (universo criado por Tolkien, onde também se passa a triologia de Senhor dos Anéis).

  “O mundo não está nos seus livros e mapas. O mundo está lá fora!”

É importante citar o amadurecimento dos personagens (principalmente o de Bilbo Bolseiro) e o surgimento de um elo entre eles que vai muito além de uma simples amizade em uma história de fantasia, mas que também pode ser interpretada como um elo entre raças (no mundo real ok?), mostrando ao leitor que é possível conviver com as mais diversas raças (brancos, negros, asiáticos, árabes, muçulmanos, indianos..), mesmo com todas as diferenças e preconceitos existentes no mundo real. Ao decorrer do livro percebi que os personagens eram tão extremamente característicos que bastava uma simples frase ou ação para conseguir decifrar quem era quem.

E o que falar das canções ? Sim , canções ! J.R.R Tolkien também utilizou de canções para contar alguns momentos da história (e sim, eu ficava cantando, tentando inventar um ritmo legal para cada canção kk) , o que foi simplesmente fantástico! Sem falar das ilustrações maravilhosas dos lugares como: Valfenda, A Trilha da Montanha, Cidade do Lago e outras mais. 





Logo me vi fascinada por cada personagem: O hobbit Bilbo, o mago Gandalf, os anões Thorin, Fili, Kili, Balin, Bifur, Bofur, Bombur (que sempre me tirava sorrisos sendo sempre o ultimo e o mais reclamão, por causa de seu peso nada leve kk) , Dwalin, Dori, Oin, Nori, Gloin e também por Gollum (sim ! achei ele extremamente engraçado) e Smaug (cara.. eu sei que ele é um vilão, mas, tipo, ele é um dragão, impossível não amar dragões).


  “(...) – Bom dia! – disse Bilbo, sinceramente. - O que você quer dizer com isso? – perguntou Gandalf – Está me desejando um bom dia, ou quer dizer que o dia está bom, não importa o que eu queira ou não, ou quer dizer que você se sente bem neste dia, ou que é um dia para se estar bem?" 

Enfim, o Hobbit é uma leitura magnifica, cheia de momentos engraçados, que fala muito sobre amizade, auto descoberta, música e que nos deixa algumas mensagens maravilhosas para reflexão. Quando lemos O Hobbit e tentamos interpretar e levar a história para a realidade, nos deparamos com vários aspectos até mesmo cristãos (não estou louca, basta você prestar atenção), como a “paz entre raças” que citei anteriormente, a luta entre o bem e o mal ( trevas vs luz) e a ganancia do homem.

Suuper recomendo a TODOS essa leitura excepcional, com certeza vale muito a pena em todos os sentidos possíveis.
Resumindo: J.R.R Tolkien é O cara ! Mito dos mitos kk e estou louca para ler Senhor dos Anéis, Contos inacabados, Os filhos de Hurin e todos os outros contos criados por ele kk 
Resumindo 2: Assisti as 3 adaptações cinematográficas de O Hobbit (tudo de uma vez) e poxa.. Chorei muito kkk e recomendo também, mesmo tendo muita coisa que não é fiel ao livro. 



"Para além das montanhas nebulosas, frias, 
Adentrando cavernas, calabouços cravados, 
Devemos partir antes de o sol surgir,
Em busca do pálido ouro encantado. 
Operavam encantos anões de outrora, 
Ao som de martelo qual sino a soar 
Na profundeza onde dorme a incerteza,
Em antros vazios sob penhascos do mar. (...)”


14 Comentários

  1. O Hobbit (。♥‿♥。) Esse ai eu curto
    A música de senhor dos anéis até me veio à mente agora ♫ ♬ eu me lembro quando passou o último filme do Hobbit bateu uma emoção no fundo do meu coração (T▽T) tenho até que rever
    E ainda tem quem compare Senhor dos Anéis com Harry Potter, o que causa altas tretas kkkk mas não tem como, Senhor dos Anéis reina de longe ♥
    Adoreei o post, ainda mais as citações que me fizeram lembrar das cenas e do cenário *---* e eu tenho um amigo que parece um Hobbit eu juro kkkk ele é bem baixinho e tem o cabelo loirinho beem cacheado xDD

    Atéé ヽ(;▽;)ノ
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu não tive a oportunidade de conhecer O Hobbit quando ainda estava na epóca de filmagem e lançamento das adaptações.. Só assisti aos filmes depois. Quanto a Senhor dos Anéis, sempre gostei muito ♥ Gosto muuuuuitão de HP, e concordo que não tem como comparar.. Na verdade porque são histórias bem diferentes. AHAHA ! Seu amigo parece ser fofo dms *o*

      Excluir
  2. Oi Lari!
    Também nunca li nada do autor, mas admito não sentir tanta curiosidade. Mas gostei muito da sua resenha, bom saber que o livro superou suas expectativas! Só de saber que os personagens são bem construídos e cativam já é um grande ponto. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe da promoção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani ! Quem sabe qualquer dia tu não se anima um pouco e acabe lendo e se apaixonando também ? Beijinho ;*

      Excluir
  3. Oii!
    Nunca li o Hobbit, mas assisti os três filmes e acabei amando o que achei simplesmente uma surpresa incrível (considerando-se que dormir em todas as adaptações do Senhor dos Anéis). Mas mesmo tendo assistido o filme e gostado, nunca me interessei por ler o livro, até porque muita gente diz que é completamente diferente do livro, mas depois desse post decidi dar uma uma chance a ele! o/ e adorei a resenha e meio que gosto desses livros que tem uma escrita mais infantil me lembra um pouco Extraordinário ♥
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaada Dani ! Dê uma chance sim ! Espero que tu goste tanto quanto eu gostei. Os filmes são bem diferentes do livro, mas são diferentes de uma forma positiva, eles adicionaram coisas bem legais e mais ação. Particularmente acho os dois (tanto o filme quanto o livro) ótimos ♥
      Ainda não li Extraordinário, mas está na listinha. Bj

      Excluir
  4. Nunca li esse livro, mas ele me encantou, gosto de livros desse tipo <3
    Além de não ter lido nada desse livro, também não conheço trabalhos desse autor, mas ele parece ser um ótimo autor. Ele já está na minha listinha, e quando for à livraria, quem sabe não compro ele?
    Beijão,
    olivroemquehabito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo que gostou Pedro ! Fico feliz ^^ espero que tu compre e quando ler goste tanto quanto eu. Se ainda não assistiu os filmes, assista também, são bem longos, mas, são muito bons ^^
      Beijo !

      Excluir
  5. Nunca li o Hobbit, mas esse é um livro que eu tenho muita curiosidade pra ler, ele tem tudo que um livro pode ter pra me agradar e com essa resenha então vou apressar a leitura o quanto antes.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Thales ! Leia então kk não adie a leitura mais não, leia assim que tiver a oportunidade. Espero que goste tanto quanto eu.
      Beijin :*

      Excluir
  6. Uma das minhas maiores paixões!
    Uma fantasia sem igual!
    Beijos!

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Tati ! Uma fantasia sem igual mesmo *-* maravilhosa
      Beijo

      Excluir
  7. Já li ♥. Leitura agradavel, e cheia de surpresas. Soube explicar bem o enredo.

    Amei esse seu cantinho. Bjs!

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir