Título:  A Última Música
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Sinopse: "Aos 17 anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seus pais se divorciam e seu pai decide se mudar para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que Ronnie e seus irmãos iriam passar as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. É quando ela conhece Will, o garoto mais popular da cidade pelo qual se apaixona profundamente."


Quantos sorvetes eu dou:
 
A Última Música foi um livro que particularmente não me prendeu, não que não seja uma leitura boa ou interessante, porque é, mas, simplesmente não conseguiu me prender o suficiente para que eu não ficasse dispersa em outras coisas a minha volta, ou com outros pensamentos.

Minha primeira impressão sobre o livro, era de que seria mais um romance clichê, tudo muito superficial, amores de verão e outros pensamentos do gênero, e felizmente estava enganada.  A Ultima Música de fato não tem nada de superficial, não é apenas mais um romance de verão cliché, e sim uma história profunda que aborda temas interessantes e que merecem uma reflexão, como: o relacionamento entre pais e filhos, o perdão, o egoísmo, o orgulho, o tempo que passamos com as pessoas que amamos e a busca pelo entendimento e pela presença de Deus.

“A vida, entendeu, era bem parecida com um música. No começo, há mistério, e no final, confirmação, mas é no meio que reside a emoção e faz com que a coisa toda valha a pena” 
  
Ao decorrer dos capítulos, é apresentado ao leitor a vida dos personagens, Will, Marcus, Steve e Ronnie, apresentando seus pensamentos, medos e angustias.
O que dizer sobre a Ronnie ? Confesso que no início do livro achei-a irritante, egoísta e orgulhosa demais. Mas, o que exatamente esperar de uma personagem completamente rebelde, que é mau humorada, revoltada com a vida e com o mundo, acusada de roubo e que culpa o pai pela separação da família ? Ronnie, passa 3 anos sem falar com o pai por causa disso, não responde cartas, não atende telefonemas e não está presente quando ele faz visitas. Jurou que jamais voltaria a tocar piano, quebrando o elo entre ela e o pai, o amor pela música. Apesar de ter um caráter forte e rebelde, com o decorrer do livro mudanças vão acontecendo e Ronnie se mostra a garota que verdadeiramente sempre foi.



"Finalmente havia entendido que a presença de Deus está em todo lugar, em todos os momentos e é sentida em um momento ou outro, por todas as pessoas"

O livro é surpreendente, com a profundidade e problemas próprios de cada personagem, não apenas Ronnie, mas também Will, Blaze (Galadriel), Steve e Marcus. 
Apesar de não ter me prendido muito, amei a leitura, amei refletir sobre a vida, conforme lia o livro, e sim, amei também o desfecho. 



12 Comentários

  1. Olá
    Retribuindo a visitinha. Eu li esse livro a bastante tempo e gostei bastante. Achei que foi uma leitura bastante intensa.
    Como você está começando com o blog, queria te dar algumas dicas: Faz um post falando o motivo que te levou a criar um blog e mais ou menos o que você vai abordar nele. Não poste só resenhas. Fale do mundo literário como m todo, com dicas de livros, respondendo tags e coisas assim.
    Boa sorte

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lary *-*
      Eu fiz esse post assim que criei o blog, mas ontem tive uma espécie de surto e decidi colocar ele apenas na aba "sobre". Mas, logo me arrependi kk
      É exatamente isso que quero fazer, não só postar resenhas, mas tentar interagir bastante com quem vem visitar o blog. Agradeço infinitamente pela visita e pelas dicas ;* desejo tudo de bom para ti .
      beijinho.

      Excluir
  2. Olá xará, o seu blog tá bem fofo, no começo a gente fica meio perdida mesmo, sobre o que abordar, mas já já você pega o jeito. Sobre o livro, só vi o filme, no momento livros do Nicholas não me atraem. Continue postando tá? Beijos.
    missliterary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii xará ! kk Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado *-* estou meio perdida mesmo, mas espero ajeitar tudo com o tempo ^^
      Também já assisti o filme e sinceramente acho que gosto mais do filme. (estranho)
      Pode deixar que continuarei postando ! Agradeço muuuuuuuito a visita e o apoio ♥
      Beijos ;*

      Excluir
  3. Nossa, eu tenho um trauma desse Nicholas Sparks que, infelizmente, não consigo ler mais nada dele. Só li Querido John e assisti Um amor pra recordar e já queria matar esse autor... hehehe
    Mas que bom que vc gostou do desfecho do livro... bju
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK Eu to meio assim com ele também kk me decepcionei bastante com a leitura de Um amor para recordar kk mas tenho outros livros dele aqui em casa, pretendo ler para ter uma opinião mais concreta e também pra não deixar os livros atoa né :~ (comprou, agora lê)
      Obg pelo comentário ♥

      Excluir
  4. Acredita que até hoje nunca li nada de Nicholas Sparks ?
    Pois é , estou precisando sair dessa abstinência ... kkkk
    Adorei sua resenha !
    Beijos ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Diane ? Ainda não li nada dele que me surpreendesse muito, na realidade achei muitas semelhanças entre um livro e outro (pelo menos em a ultima música e um amor para recordar, que foram os unicos que li até agora), tanto no enredo, quanto entre os personagens e isso me decepcionou um bocado. Mas apoio você ler algo e tirar suas conclusões ♥
      Obrigada e agradeço o comentário *--*

      Excluir
  5. Nunca li, mas só pela foto da capa, parece lindo, puro amor, emocionante :D
    e sua resenha ficou ótima. Deu para se apaixonar pelo livro antes de ler :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado ! Leia quando tiver oportunidade :D
      agradeço o comentário ♥
      Beijinho

      Excluir
  6. Nunca li este livro, mas pela sua resenha quem sabe eu me anime e leia.
    Beijos

    http://beingasunshine.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia quando tiver oportunidade, ou faça um esforcinho kk talvez você goste ^^
      Beijinho

      Excluir