Depois de pensar muuito, resolvi participar desse projeto lindo feito pela Thamiris do blog Tão doce e tão amarga. O projeto consiste claramente em fazer as pessoas perderem o medo de escrever, assim a cada 15 dias será lançada um tema novo para que os participantes escrevam. (quem quiser participar ou saber mais a respeito, clique aqui)
Mas, por que não se inscreveu logo ? Bem, acontece que sou muito travada para escrever, antes não era, mas agora sinto um bloqueio enorme, por isso fiquei refletindo se deveria participar ou não.  Por isso tive que tomar uma boa dose daquela boa e velha coragem e escrever algo. Espero que gostem.

   Todos os dias às 5 da manhã, acordo, me troco e saio rumo a faculdade. Tudo faz parte de uma rotina, uma espécie de ciclo vicioso.
   Enquanto espero o ônibus, consigo reparar e observar bem as pessoas, especialmente suas fisionomias cansadas e tristes que dizem “Mais um dia...”. Algumas andando de uma forma tão monótona, que poderia compara-las facilmente a zumbis.
   Observo a mãe correndo apressada para pegar o ônibus, segurando a mão da criança que se esforça para alcançar a mãe.  Casais aparentemente felizes e unidos, que jamais desmancham seu abraço enquanto esperam na enorme fila.  Adolescentes sorridentes e peculiarmente alegres (apesar da hora) falando sem parar com seus amigos. Pessoas solitárias, alegres, cansadas, tristes. Leitores, amantes, amigos.. Gosto de observar essa variedade de pessoas enquanto estou na fila do ônibus. Devido a rotina, tem sempre aquela pessoa que conheço de vista. E acabo sempre me perguntando: “Será que ele(a) está bem hoje?”.
   A viagem é longa (1h e 30 min, as vezes mais), e sou rodeada por uma paisagem não muito agradável, o que vejo além das pessoas a minha volta são veículos, poluição, asfalto, lojas e mais pessoas (muitas, visivelmente atrasadas e outras apenas andando rumo a seu destino). Mas, o que esperar realmente quando se mora na cinza capital de São Paulo ?
   Confesso que por observar tanto as pessoas nesse período do meu dia, posso dizer que todas elas estão cegas. As vezes até mesmo eu faço parte desse grupo.  Todas aprisionadas em um horário, um destino ou rotina. Que não percebem que além da paisagem deprimente do transito de SP existe (na maior parte dos dias) um lindo nascer do Sol, colorindo as nuvens com um degrade de rosa, amarelo, vermelho e laranja.
    Nas ruas em que passo, mesmo com a rapidez do ônibus consigo ver protestos nas paredes e muros de lojas e casas. Frases de motivação e indignação.
   Todos os dias apesar da rotina, sou rodeada de improbabilidades, e mesmo sendo cercada de pessoas, muitas que estou acostumada a ver, percebo que cada dia é diferente do outro, mesmo dentro de uma rotina sempre igual e impecável.
  O ônibus as vezes quebra, as pessoas as vezes se irritam e xingam o motorista (ou a si mesmas quando está tudo muito lotado), as vezes tem uma construção diferente, um risco no banco que chama atenção... Basta você se desprender um pouco do que te escraviza para observar o que verdadeiramente te rodeia.
   E assim, apesar dos apesares sempre acabo chegando na faculdade no horário e feliz da vida. 


Acho que ficou meio grande e exagerado kkkk mas acho que escrevo assim né, fazer o que. Espero que gostem


8 Comentários

  1. Olá Lari,
    Puxa, parabéns pelo texto maravilhoso! Quantas coisas você observa no caminho até a faculdade, hein?
    Adorei a forma com que você escreveu. Espero que continue participando do projeto. Seu texto já está sendo divulgado na fanpage.
    Ah! Amanhã sai o tema #02.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thamiris ! Fico feliz que tenha gostado, obrigada pela atenção. Estou ansiosa para o segundo tema *-*
      beijos

      Excluir
  2. Eu achei super bacana esse projeto e super gostei de saber mais sobre você. Tu observa muito quando está indo para a faculdade. Quando eu trabalhava de manhã e tinha que pegar o ônibus lá pras seis horas, eu não observava nada além do frio, o número do ônibus, se tinha uma cadeira pra mim sentar... se tivesse, fechava os meus olhos e dava um mini cochilo. kkkkkk Ai, não sou uma pessoa da manhã, definitivamente. kkkkk

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK Sou uma pessoa muuito observadora, e o fato de eu ficar esperando 1hr na fila pra pegar o ônibus ajuda um pouco.. Eu também não me considero uma pessoa da manhã kk jamais me acostumarei a acordar cedo.
      beeijos

      Excluir
  3. Adorei!!!! Um olhar bem sensível sobre coisas simples que te rodeiam. Continue a escrever!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Grazi ! Fico feliz que tenha gostado, farei o possível para continuar, obg pelo incentivo.
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei seu texto !
    Seu trajeto é bem movimentado , heim ?
    Beijos e continue escrevendo .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha ! É um pouco mesmo. Fico feliz que tenha gostado ♥
      Beijos

      Excluir